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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7870310


7870310

RODA DE CONVERSA SOBRE HANSENÍASE: INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO

Autores:
Ingrid Grangeiro Bringel Silva|ingrid_gbringel@hotmail.com|enfermagem|especialista Em Saúde Pública E Saúde da Família|estudante|universidade Regional do Cariri (urca) ; Samires Soares de Oliveira|samires.soares@gmail.com|enfermagem|estudante|estudante|universidade Regional do Cariri (urca) ; Raiza Amanda Gonçalves de Souza|raiza0407@gmail.com|enfermagem|estudante|estudante|universidade Regional do Cariri (urca) ; Edilma Gomes Rocha Cavalcante|edilmarcha@yahoo.com.br|enfermagem|doutorado Em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo|docente do Departamento de Enfermagem (universidade Regional do Cariri)|universidade Regional do Cariri (urca)

Resumo:
Introdução: a simulação clínica é uma estratégia de ensino que vem sendo utilizada com frequência em âmbito nacional e internacional. Essa metodologia de aprendizagem permite recriar um contexto clínico, com objetivos pedagógicos planejados, utilizando simuladores ou atores, em ambiente seguro, de modo a propiciar o desenvolvimento de competências profissionais, estimulando a reflexão no momento do debriefing. Objetivo: conhecer a percepção dos docentes de um curso de graduação em enfermagem sobre a simulação clínica como estratégia de ensino. Método: pesquisa qualitativa, com delineamento exploratório-descritivo, origina-se a partir de um projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC 2018/2019. Os participantes do estudo serão os docentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A coleta de dados será realizada mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e consistirá de entrevista semiestruturada, gravada em áudio e posteriormente transcrita e validada pelos participantes. Os dados serão tratados mediante proposta operativa de análise temática de Minayo (2010). Resultados esperados: pretende-se ao final do trabalho conhecer com profundidade como os docentes experienciam a simulação clínica de modo a qualificar a estratégia de ensino. Acredita-se que os resultados poderão auxiliar no aperfeiçoamento da estratégia não somente na UFSC, mas também em outras instituições, mediante publicização dos resultados obtidos. Implicações para a Enfermagem: o uso da simulação no ensino pode ser aperfeiçoado e a percepção do docente pode contribuir para este processo.


Referências:
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo (SP): Hucitec; 2010.