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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7865868


7865868

Caracterização do estilo de vida de adolescentes e estratégias de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis

Autores:
Natália Calson Scatena Ferreira Metzner|naty_scatena@hotmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem Pela Faculdade Adventista Paranaense|estudante de Enfermagem - Graduação|faculdade Adventista Paranaense ; Milena Maciel|milenamh25@gmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem Pela Faculdade Adventista Paranaense|estudante de Enfermagem - Graduação|faculdade Adventista Paranaense ; Diego Alexandre Rozendo da Silva|diegosilva.alexandre@gmail.com|enfermeiro - Pós Graduando Em Ciências Médicas - Unicamp|mestre Em Psicologia da Saúde. Doutorando Em Ciências Médicas - Unicamp|professor E Coordenador do Curso de Enfermagem da Faculdade Ad

Resumo:
A reforma psiquiátrica brasileira iniciada na década 80 imprimiu um novo modelo de atenção psicossocial no Brasil, com tratamento humanizado nos três níveis de atenção à saúde, impactando diretamente nos serviços, com a criação dos serviços extra-hospitalares, e influenciando na academia de uma forma significativa. Neste sentido, ocorre uma necessidade de adequação dos professores no ensino desta disciplina, dentro deste novo contexto. Apresentar como ocorre a Disciplina de Saúde Mental na Universidade Federal do Tocantins dentro do modelo da Reforma Psiquiátrica, baseada nos princípios de SUS e na legislação vigente. Trata-se de um relato de experiência de sala de aula, no ensino da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental dentro deste novo contexto, e sensibilizado os acadêmicos de enfermagem para atuação na área de saúde mental. A disciplina é oferecida semestralmente, tendo uma parte teórica e outra pratica, sendo que o conteúdo teórico é desenvolvido em três momentos. No primeiro momento é trabalhado o contexto histórico, a reforma psiquiátrica e a influencia da enfermagem neste contexto. No segundo momento é contextualizado o processo de adoecimento dos sujeitos, o diagnóstico psiquiátrico e suas mazelas, o rotulo versus diagnóstico, os mitos, e a humanização da saúde mental. No terceiro momento são discutindo as funções dos enfermeiros nos serviços de saúde mental seja no ambiente hospitalar (em unidades que funcionam dentro desta nova lógica) ou nos serviços extra- hospitalares (CAPS como exemplo). Neste terceiro momento são discutidos o trabalho com grupos, oficinas, dinâmicas de grupos, o processo de gestão dos serviços de saúde mental, a reinserção social da pessoa em sofrimento, a redução de danos, o atendimento das pessoas em crise, as emergências psiquiátricas, o acolhimento, a importância da cidadania, a assistência de enfermagem sistematizada, o plano terapêutico individual e a importância da saúde mental na atenção básica, tudo dentro do contexto psicossocial. Na parte prática os acadêmicos fazem estagio no CAPS e na unidade de saúde mental dentro do hospital geral, para o contato com os pacientes. Dentro deste novo modelo é primordial que se trabalhe com os acadêmicos de enfermagem a sensibilização dos mesmos para atuação na saúde mental, pois no inicio da disciplina observa-se que o medo é sem sombra de dúvida o principal argumento para a não atuação nesta área. Desconstruir esses mitos é fundamental no ensino da disciplina, seja com visitas técnicas aos serviços, seja com a apresentação di vídeos, filmes que possibilitem este novo olhar pelo acadêmico. A experiência demonstra no final da disciplina que 60 % dos alunos após terem cumprido os dois conteúdos ficam sensibilizados para atuação na área. Portanto, apesar das dificuldades esta experiência é exitosa, pois trabalha dentro de um processo humanizado, com atividades planejadas e elaboração de um projeto de intervenção.


Referências:
DESVIAT M. A reforma psiquiátrica. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008. ROCKENBACH DSR. Sala de aula: narrativas de educação e saúde mental. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós- Graduação em Educação Faculdade de Educação – EducaSaúde. Porto Alegre. 2010. Disponivel em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29952/000779517.pdf?sequence=1 GADOTTI M. Educação e poder. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.