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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7865501


7865501

MONITORIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA.

Autores:
Julie Caldas de Tunes|juliecaldaspel@hotmail.com|estudante de Graduação|acadêmica de Enfermagem|estudante|universidade Federal de Pelotas ; Gisele da Silva Lourenço|gise_linhah@hotmail.com|estudante de Graduação|acadêmica de Enfermagem|estudante|universidade Federal de Pelotas ; Bruno Nunes Pereira|nunesbp@gmail.com|enfermeiro|professor Doutor do Departamento de Enfermagem Em Saúde Coletiva|professor|universidade Federal de Pelotas

Resumo:
**Introdução:** As metodologias ativas (MA) propõem aos acadêmicos desafios para serem superados e os tornarem construtores do seu próprio conhecimento¹. Entende-se, que o ensino com as MA na formação do profissional de saúde, tem como objetivo estimular e desenvolver competências, habilidades técnicas, ética e políticas, além do conhecimento crítico e reflexivo². **Objetivo:** Investigar a utilização da metodologia ativa na Graduação De Enfermagem. **Metodologia:** Revisão integrativa realizada na base de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, SCIELO. Utilizamos os descritores “metodologia ativa”, “graduação”, “enfermagem”, no período de 2010 a 2017. Foram encontrados 13 artigos completos, e excluído aqueles que não se encaixaram na temática analisada. **Resultados**: A amostra foi composta de 8 artigos. A análise evidenciou que 35% utiliza Aprendizagem baseada em problemas, 23% utiliza a Problematização, 18% utiliza Simulação realística, 12% utiliza Estudo de casos, os outros 12% são metodologias pouco utilizadas . **Discussão:** Todas mencionam centrar a aprendizagem no estudante, considerando-as metodologias ativas de ensino. Os artigos mostraram que as MA têm como principal alicerce teórico a autonomia. Atualmente, a educação deve pressupor um estudante capaz de auto gerenciar seu processo de formação. A Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem propicia a iniciativa criadora, curiosidade científica, espírito crítico-reflexivo, capacidade para autoavaliação, cooperação para o trabalho em equipe, senso de responsabilidade, ética, políticas de saúde e sensibilidade na assistência de enfermagem a comunidade, que são características fundamentais para serem desenvolvidas no perfil do enfermeiro. Todos os envolvidos no processo são valorizados com a construção coletiva considerando os diferentes conhecimentos, promovendo a liberdade no processo de pensar e no trabalho em equipe. **Considerações finais:** A MA é uma atividade exitosa e inovadora que tem o intuito de preparar os acadêmicos de forma mais realística, para ser um profissional com uma visão mais ampla e voltados para o processo de cuidar baseado nas necessidades da população.


Referências:
1 - CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. RESOLUÇÃO CNE/CES n. 3 21 de novembro de 2001. Diário Oficial da União. 2 - FERNANDES JD, FERREIRA SLA, OLIVA R, Santos S. Diretrizes estratégicas para a implantação de uma nova proposta pedagógica na Escola de Enfermagem da Universidade da Federal da Bahia. Rev. Enfermagem 2003;56(54):392-395. BRASIL.