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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7834139


7834139

SAÚDE NA LA E O AUTOCUIDADO DA HIGIENE BUCAL E CORPORAL SAÚDE NA ESCOLA E O AUTOCUIDADO DA HIGIENE BUCAL E CORPORAL

Autores:
Tales Luiz dos Santos Gomes|talesluiz77@gmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Estadual de Ciencias da Saude de Alagoas ; Julya Thereza dos Santos Paixão|julya_thereza25@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Estadual de Ciencias da Saude de Alagoas ; Laryssa Milena dos Santos Macêdo da Silva|laryssamacedo18@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Estadual de Ciencias da Saude de Alagoas ; Naara Rayssa Nascimento da Silva|enfnaararayssa@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Estadual de Ciencias da Saude de Alagoas ; Rawelem Gomes de Amorim|rawelem_gomes@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Estadual de Ciencias da Saude de Alagoas

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A integração ensino-serviço compreende o coletivo, pactuado e integrado entre gestores, alunos, docentes e trabalhadores do serviço de saúde, visando a qualidade da formação profissional e de atenção à saúde individual e coletiva, com novas formas de organização e configuração do trabalho em saúde, e enfermagem.1,2 **OBJETIVOS:** Relatar a experiência vivida acerca da integração ensino-serviço, tendo como foco o planejamento no processo de trabalho do Enfermeiro. **METODOLOGIA: **Trata-se de uma atividade acadêmica do componente modular Gerenciamento da Enfermagem na Atenção Básica, vivenciada pelos acadêmicos do 7º período, da UFMA-Pinheiro, orientada pelo princípio da integração ensino-serviço. Nesse período foram realizadas: observação da realidade da UBS, dos problemas dos usuários, do modo de organização do trabalho, rodas    e escutas com usuários e enfermeiro, sobre às expectativas e respostas dos serviços de saúde.  **RESULTADOS:** Durante o período dessa vivência foi possível construir um diagnóstico situacional, com o perfil das necessidades dos usuários, com delineamento de um planejamento guiado pelas necessidades dos usuários, com implantação de fluxos, organogramas e protocolos, que dialogue com a estruturação das políticas. **CONCLUSÃO: **Esta vivência nos mostrou que o processo de trabalho do enfermeiro ainda carece de um planejamento orientado para um processo de cuidar que priorize as necessidades do território e dos usuários. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** A integração ensino-serviço favorece um aprendizado que permite a formação de um enfermeiro crítico e reflexivo, num movimento dialético que emerge da realidade.


Referências:
1.Albuquerque, V.S. et al. A Integração Ensino-Serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 2008;32(3):356-362. 2.Brehmer, L.C.F, et al. Integração Ensino-Serviço: implicações e papéis em vivências de Cursos de Graduação em Enfermagem. RevEscEnfermUSP. 2014;48(1):119-26.