Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7816272


7816272

CARTAS NA MESA: REFLETINDO SOBRE A AUTONOMIA NO FINAL DA VIDA

Autores:
Yohann Rocha de Souza|yohannrocha01@gmail.com|graduando Em Enfermagem|graduando|monitor do Laboratório de Enfermagem|faculdade Adventista Paranaense ; Wanderson Rocha Oliveira|woliveira.enf@gmail.com|graduando Em Enfermagem|graduando|monitor do Laboratório de Enfermagem|faculdade Adventista Paranaense

Resumo:
**Introdução**. Os técnicos de enfermagem representam contingente significativo nos serviços de saúde1. A sua formação na perspectiva da Atenção Primária à Saúde2 (APS) é estratégia para fortalecimento do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS). Os cursos de bacharelado e licenciatura em enfermagem, cujo foco é formar enfermeiro professor para a educação profissional técnica de nível médio (EPTNM), podem ter papel fundamental na direção de contribuir para a qualificação dos técnicos nessa perspectiva. **Objetivo**: descrever a experiência de atuação de licenciandos em enfermagem, de um Curso de Bacharelado e Licenciatura, de uma universidade pública, enfocando limites e possibilidades para contribuir na formação de técnicos na perspectiva da APS. **Método**: descrição e análise de experiência. **Resultados**: Os licenciandos são inseridos em escolas técnicas, desenvolvendo aulas junto aos alunos da EPTNM. Em muitas escolas técnicas, predominam currículos cujos conteúdos se centram no enfoque biológico e técnico3, voltados ao cenário hospitalar. As aulas ministradas pelos licenciandos podem imprimir uma direção mais ampla, incorporando o cuidado e o trabalho do técnico de enfermagem na perspectiva da APS. **Conclusões**: A experiência dos licenciandos tem potencializado a sua formação, a do técnico e dos professores já atuantes nas escolas técnicas, para fortalecimento da APS no contexto do SUS. **Contribuições para enfermagem**: a produção articulada entre a formação dos licenciandos, técnicos e professores já atuantes podem colocar em questão e reconstruir conhecimentos e práticas na EPTNM, contribuindo para discussões curriculares da licenciatura e EPTNM e para o trabalho dos técnicos de enfermagem, tendo em vista o fortalecimento da APS.


Referências:
1. Machado, M.H.; Wermelenger, M.; Vieira, M.; Oliveira, E.; Lemos, W.; Aguiar Filho, W. et al. Aspectos gerais da formação da enfermagem: o perfil da formação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares. Enf. Foco (Brasília). 2016; 7(n.especial):15-34. 2.Starfield, B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília (DF): UNESCO/Ministério da Saúde; 2002. 3.Pronko, M. (Org.) A formação de trabalhadores técnicos em saúde no Brasil e no Mercosul. Rio de Janeiro (RJ): Fiocruz/EPSJV; 2011.