Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7808699


7808699

Diagnósticos de enfermagem da CIPE® para pessoas com lesão medular em reabilitação

Autores:
Jorge Wilker Bezerra Clares|jorgewilker_clares@yahoo.com.br|enfermeiro|mestre|enfermeiro|universidade Estadual do Ceará ; Maria Vilaní Cavalcante Guedes|vilani.guedes@globo.com|enfermeiro|doutor|professor|universidade Estadual do Ceará

Resumo:
**INDRODUÇÃO: **A interdisciplinaridade na assistência à saúde é de fundamental importância para o cuidar do paciente, como estratégia de busca da qualidade da assistência, há uso da simulação realística no ensino de ciências da saúde, a simulação ajuda no aprendizado e prepara o profissional para uma assistência teórica-pratica-cientifica. **OBJETIVO:** Relatar a experiência da simulação realística enfatizando a interdisciplinaridade na melhoria da assistência à saúde. **METODOLOGIA:** Trata-se de um relato de experiência que ocorreu no dia 30 de julho de 2018, no laboratório de saúde de uma Instituição de Ensino Superior (IES) na cidade de Manaus-AM, envolvendo estudantes e professores das seguintes áreas da saúde: enfermagem; fisioterapia; nutrição e odontologia. **RESULTADOS E DISCUSSÕES:** A simulação realística aconteceu no laboratório de saúde de uma IES privada envolvendo assistência nos seguintes temas: avaliação de sinais vitais; exame das mamas; consulta de enfermagem; aspiração endotraqueal; consulta de pré-natal e cuidados com alimentação. O cenário de simulação foi organizado em seções que contava com um paciente a ser atendido pelo discente, o paciente se apresentava com um problema de saúde (relatado na ficha de informações). Ao término dos procedimentos realizava-se discussão sobre a conduta do aluno bem como um feedback do docente a respeito do comportamento do aluno diante do paciente e no procedimento. **CONCLUSÃO:** A simulação realística é uma forma de englobar subsídios para o desenvolvimento de aprendizado no cuidado. Buscar uma assistência integral a pessoa é atuar de modo complementar e interdisciplinar, uma vez que a assistência em saúde com outros profissionais proporciona ao paciente uma interação de cuidado humanizado. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM:** Faz-se necessário que os profissionais da saúde e principalmente os enfermeiros possam contribuir para a busca do aprimoramento da qualidade da assistência humanizada, cientifica, holística que visa promover, proteger e restabelecer a saúde do paciente autor principal dos cuidados a serem prestados.


Referências:
1. BARRETO, Daniele Gomes; SILVA, Kamila Grasielle Nunes; MOREIRA, Sthefânya Shabryny Cavalcante Regis, SILVA, Tatiane Sousa, MAGRO, Maria Cristina da Silva. Simulação realística como estratégia de ensino para o curso de graduação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 28, n. 2, p. 208-214, maio/ago. 2014.