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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7807550


7807550

FATORES DE RISCOS RELACIONADOS A INFECÇÕES HOSPITALARES EM UTI NEONATAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA.

Autores:
Cecilia Gabrielle Jaques de Souza|cecilia.jacques.souza@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica do Curso de Bacharelado Em Enfermagem|acadêmica|universidade da Amazônia - Unama ; Minyere Jaques Pereira Maciel|minyere@hotmail.com|enfermagem|enfermeira Generalista|atuante Como Técnica de Enfermagem|hospital Universitário Betina Ferro de Souza - Hubfs ; Conceição do Socorro Damasceno Barros|enfcao@hotmail.com|enfermagem|enfermeira Especialista Em Obstetrícia|enfermeira, Na Fundação Santa Casa de Misericordia do Pará - Fscmp|fundação Santa Casa de Misericordia do Pará - Fscmp

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: A pesquisa participante procura envolver o pesquisador com o sujeito pesquisado, para que estes identifiquem o problema a ser superado, conheçam as suas causas e procurem soluções para resolvê-lo¹. **OBJETIVO**: Relatar a experiência da construção de uma pesquisa participante com pessoas que vivenciam a Doença Falciforme (DF). **MÉTODO**: Relato de experiência. **RESULTADOS**: Esse método vem sendo utilizado no estudo “A construção do processo de organização de pessoas que vivenciam a Doença Falciforme”, em desenvolvimento por uma mestranda em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Optou-se nesta pesquisa pela utilização das 4 etapas propostas por Guy Le Boterf, presente na obra de Brandão “Repensando a pesquisa participante” que são: (1) a montagem institucional e metodológica da pesquisa PP; (2) o estudo preliminar da região e da população envolvida; (3) Análise crítica dos problemas considerados prioritários e que os participantes da pesquisa desejam estudar e (4) programação e realização de um plano de ação para contribuir para a solução dos problemas. As rodas de conversa foram empregadas como técnica para a coleta de dados. **CONSIDERAÇÕES FINAIS**: Esse método possibilita o posicionamento ativo e crítico dos participantes frente aos problemas identificados, fazendo-os refletir sobre suas ações. **Contribuições/implicações para a enfermagem**: A vivência no processo permitiu uma aprendizagem continua e mútua, por meio da troca de diálogo, e intensas reflexões sobre as condutas de enfermagem ao trabalhar com grupos para melhoria das condições de saúde.


Referências:
1 Brandão CR. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense; 1999.