Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7791384


7791384

FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO BÁSICA E A ARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA

Autores:
Linda Concita Nunes Araujo|lindaconcita@hotmail.com|enfermeiro|pós-graduação Em Urgência, Emergência E Uti. Pós-graduação Em Docência do Ensino Superior. Mestrando Em Enfermagem Pela Universidade Federal de Alagoas|professor|universidade Federal de Alagoa ; Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral|nainacalheiros2@gmail.com|enfermeiro|residência Em Saúde da Família|enfermeira|universidade Federal de Alagoas ; Danielly Santos dos Anjos Cardoso|dananjos@yahoo.com.br|enfermeira|mestrado Em Enfermagem Pelo Ppg/esenfar/ufal; Especialização Em Saúde Coletiva E Em Ativação de Processos de Mudança Na Formação Superior de Profissionais de Saúde - Ensp/fiocruz.|professo

Resumo:
**Objetivos**: a) selecionar narrativas de enfermeiras e familiares constantes no banco de dados da pesquisa “Cuidado de Advocacia no preparo de famílias de crianças com HIV/AIDS: (im) possibilidade no fazer da enfermeira”; b) Relacionar situações, que requeiram preparo de famílias na revelação do HIV a essas crianças, com os conteúdos científicos,  traduzindo-os na linguagem de um vídeo. **Metodologia: **Foi realizada a análise de discurso de Orlandi5 em banco de dados de uma pesquisa2 para determinar as situações de preparo da família dessas crianças e os temas científicos a serem abordados no vídeo. A partir disso foram realizadas seis revisões integrativas de cada temática, relacionando os resultados com a situações a fim de criar um roteiro3 para o vídeo. **Resultados: **Os objetos discursivos indicaram os elementos constitutivos do roteiro do vídeo: situações envolvendo quatro tipos de famílias, o espaço da consulta de enfermagem como cenário desse preparo e temas científicos: 1) Aconselhamento para revelação; 2) Comunicação de tema sensível; 3) Pistas de prontidão da criança para receber a informação; 4) O direito da criança à proteção e ao acesso à informação; 5) Consulta de Enfermagem para o preparo da família e 6) Estigma e preconceito **Conclusão:** Na interlocução das situações, cenário e temas científicos foi produzido um roteiro para o vídeo envolvendo dramas com três tipos de famílias  na revelação do HIV na infância. O vídeo produzido será um curta metragem de cinco minutos de duração. **Implicações para a enfermagem: **O vídeo surge como um recuso educativo que poderá ser utilizado na consulta de enfermagem com o familiar da criança com HIV/aids e como fonte de informação para enfermeiras situarem seu papel dentro da equipe de saúde nesse contexto.


Referências:
1 Orlandi EP. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2013. 2 Bubadué RM. Cuidado de Advocacia no preparo de famílias de crianças HIV/AIDS: (im) possibilidade no fazer da enfermeira. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 3 Field SM. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 14 edição.