Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7745589


7745589

Sífilis em gestante: infecção antiga, problema atual

Autores:
Lucia Helena Linheira Bisetto|lulinheirabisetto@gmail.com|enfermeira|doutorado|professor Universitário|pontifícia Universidade Católica do Paraná - Escola de Ciências da Vida ; Isabela Melani Baggio|lubisetto@gmail.com|enfermeira|pós-graduação|discente|pucpr ; Thalia Chiodelli Camera|lubisetto@gmail.com|enfermeira|graduação|discente|pucpr ; Juliana Pimentel Coelho|lubisetto@gmail.com|enfermeira|graduação|discente|pucpr ; Aline Ferreira|lubisetto@gmail.com|enfermeira|graduação|discente|pucpr

Resumo:
**RESUMO: ** **INTRODUÇÃO: **A formação de doutores em enfermagem tem papel primordial na construção e fortalecimento do corpo de conhecimento disciplinar. **OBJETIVO: **Caracterizar o produto das teses de doutorado em Enfermagem no Brasil. **METODOLOGIA:** Pesquisa documental, exploratório-descritiva, quantitativa. Teses defendidas em 2013-2015, de oito Programas de Pós-graduação em Enfermagem com notas 5 a 7. A coleta foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e _Currículo Lattes _dos egressos. Publicações oriundas das teses com tema/campo correspondente, publicação posterior a data da defesa, em co-autoria orientador e orientando. **RESULTADOS:** De 422 teses, 288 não apresentaram publicações e 134 teses apresentaram 189 publicações. De 190 publicações qualificadas: 29 em A1, 54 em A2, 51 em B1 e 55 nos demais estratos.** CONCLUSÃO:** Apenas 30% das teses encontradas geram um “produto” final, onde 70% da produção pode ser denominada produção qualificada, reduzindo mais o impacto da produção doutoral no avanço cientifico em enfermagem.


Referências:
1. Smeltzer SC, Sharts-Hopko NC, Cantrell MA, Heverly MA, Nthenge S, Jenkinson A. A Profile of U.S. Nursing Faculty in Research- and Practice-Focused Doctoral Education. Journal of Nursing Scholarship, 2015; v.47:2, p.178–185. 2. Breslin E, Sebastian J, Trautman D. Sustaining excellence and relevance in PhD nursing education. Nurs Outlook 63. 2015; p.428-431 3. Rice D. The Research Doctorate in Nursing: The PHD. Oncology Nursing Forum. 2016; v. 43, n. 2 4. Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Documento de área 2017: área 20 – enfermagem. 2016. Disponível em:< http://capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/4667-enfermagem>. 5. Erdmann AL, Fernandes JD, Teixeira GA. Panorama da educação em enfermagem no Brasil: graduação e pós-graduação. Enfermagem em Foco [internet]. 2011; 2(supl):89-93. 6. Carvalho V. Enfermagem e história da enfermagem: aspectos epistemológicos destacados na construção do conhecimento profissional. Esc. Anna Nery. 2007; v.11, n.3, p.500-508. 7.Passador CS, Salvetti TS. Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas. Educ. Soc.[online]. 2013; v.34, n.123, p.477-492. 8. Lunardi V. Mais uma vez questiona-se: e o impacto da pesquisa na prática da enfermagem. Rev. Enfermagem em Foco. 2015; v. 6, n. ¼, p. 1. 9. Conn VS. Strategies to Build Authorship Competence Among PhD Students. Western Journal of Nursing Research. 2016; p.1–27. 10. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação. Documento de área. 2016. 11. Scochi CGS. Nursing Doctorates in Brazil: research formation and theses production. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2015; v.23, n.3, p.387-394. 12. Salles EB, Barreira IA. Formação da comunidade científica de enfermagem no Brasil. Texto contexto – enferm. [online]. 2010, v.19, n.1, p.137-146. 13. Turkell. Thoughts About Advancement of the Discipline: Dark Clouds and Bright Lights. Nursing Science Quarterly. 
2018; v.31(1) p.82–85. 14. Parse R. Nursing science or is it the science of nursing. Nursing Science Quarterly. 2015; v.28(2), p.101-102. 15. Barrett EAN. Again, What Is Nursing Science. Nursing Science Quarterly. 
2017; v.30(2). p.129–133. 16. Rosa W, Estes T, Watson J. Caring Science Conscious Dying: An Emerging Metaparadigm. Nursing Science Quarterly. 
2017; v.30(1), p.58–64.
 17. Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Documento de área 2017: área 20 – enfermagem. 2016. Disponível em:< http://capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/4667-enfermagem> 18. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Plataforma Sucupira: cursos avaliados e reconhecidos, enfermagem. 2016. Disponível em: