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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7737854


7737854

TECNOLOGIAS DE CUIDADO DESENVOLVIDAS POR CUIDADORES DE IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER

Autores:
Karina Martins Filomeno|karinamfilomeno@gmail.com|estudante de Graduação|graduanda Em Enfermagem|bolsista de Iniciação Científica Cnpq|universidade Federal de Santa Catarina ; Melanie Scheneider Schmidt|melanie.scheneider@gmail.com|estudante de Graduação|graduanda Em Enfermagem|bolsista de Extensão|universidade Federal de Santa Catarina ; Juliana Balbinot Reis Girondi|juliana.balbinot@ufsc.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente do Curso de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Melissa Orlandi Honório Locks|melhonorio@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente do Curso de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt|karina.h@ufsc.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente do Curso de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Darla Lusia Ropelato Fernandez|darlaropelato@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|bolsista Capes|universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
**Introdução**: As transformações no contexto das políticas de saúde e educação mobilizaram mudanças no âmbito da graduação em enfermagem, na perspectiva da formação crítico-reflexiva1, sendo a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) uma das estratégias2. **Objetivo**: Analisar a visão de professores sobre o desempenho do estudante de enfermagem na ABP. **Metodologia**: Estudo qualitativo, realizado com 30 professores que responderam entrevista semiestruturada, analisada na ótica da Análise de Conteúdo, modalidade temática. **Resultados**: A maioria dos docentes constataram que os estudantes têm facilidade em atuar no método, com capacidade de realizar buscas qualificadas, desenvolvendo crítica, comunicação e relacionamento entre os professores e seus pares. A resistência ao método ativo é apontada em frequência menor do que antigamente, atreladas às deficiências na formação escolar, à complexidade da busca pelo conhecimento, receios em discutir em grupo ou relacionados à problemas emocionais/familiares. **Conclusões: **É fundamental a análise dos docentes acerca da execução dos discentes no método da ABP para melhorias no processo formativo. **Contribuições ou implicações para Enfermagem**: A aplicação de metodologia ativa favorece a aprendizagem ao longo da vida e formação crítica para o trabalho a partir de evidências.


Referências:
1 Costa TV, Menezes MHDG. Enfermeiros egressos do currículo integrado: inserção e atuação profissional. Rev Enfermagem UFPE [Internet]. 2017 jan; 11(1):77-85. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11880/14337 2 Sobral FR, Campos CJG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2012 jan-mai; 46(1):208-218. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/v46n1a28.pdf