Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7718819


7718819

O ALEITAMENTO MATERNO E OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESMAME PRECOCE

Autores:
Wendy Larissa Costa da Silva|wendylarissas@gmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|escola Superior Madre Celeste - Esmac

Resumo:
**Introdução**: o câncer de colo uterino é um agravo à saúde e dispõe da citologia oncótica como principal teste de rastreamento. Quando realizado em condições ideais pode identificar a doença inicialmente e diminuir em até 90% as chances de evolução. É fundamental que as mulheres conheçam os motivos pelos quais a busca pelo exame deve ser prioridade ao ampliar a compreensão da relação dos determinantes sociais com o processo saúde-doença. **Objetivo**: avaliar fatores associados aos saberes acerca da citologia entre mulheres que utilizam um serviço público. **Metodologia**: estudo transversal, quantitativo, realizado numa clínica ginecológica de um hospital do Recife. A amostra com 90 usuárias foi escolhida de maneira aleatória simples entre dezembro de 2017 e março de 2018. Para coleta de dados, utilizou-se instrumento adaptado de inquérito CAP3. As informações foram analisadas no SPSS 13.0 pelos testes Qui-quadrado ou Exato de Fisher, adotando 95% de confiança e nível de significância >0,05. Houve aprovação do Comitê de Ética da UFPE. **Resultados**: as participantes apresentaram média de 47 anos, 54% não tinha finalizado o ensino médio e a renda familiar majoritária foi de até dois salários mínimos. Apesar das categorias “nível de escolaridade” e “renda” não ter indicado significância estatística, foi percebido reflexo de ambas nos saberes acerca da citologia, evidenciado nos 64,6% e 56,3% de mulheres com conhecimento inadequado naquelas com menor instrução escolar e recursos financeiros. **Conclusões**: determinantes sociais podem estar associados à diferença nos saberes relativos à citologia entre mulheres que se encontram em diferentes níveis sociais, onde as que possuem mais anos de estudo detêm melhores conhecimentos sobre o exame. **Implicações para Enfermagem**: é indispensável que o enfermeiro assuma a responsabilidade de desenvolver intervenções com o olhar voltado para os determinantes sociais na saúde comunitária com vistas à promoção do cuidado relacionado à realização da citologia.


Referências:
1- Fontes MB, Crivelaro RC, Scartezini AM, Lima DD, Garcia AA, Fujioka RT. Fatores determinantes de conhecimentos, atitudes e práticas em DST/Aids e hepatites virais, entre jovens de 18 a 29 anos, no Brasil. Ciênc. Saúde Colet., 2017; 22(4):1343-52. 2- Ribeiro KFC, et al. Conhecimento, atitude e prática de acadêmicas de enfermagem sobre o exame de Papanicolaou. Texto Contexto Enferm, 2013; 22(2): 460-7. 3- Vasconcelos LC, et al. Women’s Knowledge about the Papanicoulaou Examination. Uniciências, 2017; 21(2): 105-9.