Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7688004


7688004

GERÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores:
Ivonizete Pires Ribeiro|ivonizeteribeiro@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|centro Universitário Uninovafapi ; Herica Emilia Félix de Carvalho|herica_emilly@hotmail.com.br|enfermeiro|mestre|enfermeira Ccih|hospital Getúlio Vargas ; Andreia Rodrigues Moura da Costa Valle|andreiarmcvalle@hotmail.com|enfermeiro|doutor|docente|universidade Federal do Piauí ; Eliana Campêlo Lago|eliana@uninovafapi.edu.br|cirurgião-dentista|doutor|docente|centro Universitário Uninovafapi ; Luana Kelle Batista Moura|luana_moura19@hotmail.com|cirurgião-dentista|doutor|docente|centro Universitário Uninovafapi ; Francisca Cecília Viana Rocha|fceciliavr@hotmail.com|enfermeiro|mestre|docente|centro Universitário Uninovafapi

Resumo:
**Introdução: **A disciplina de Práticas Educativas em Saúde (PES) aborda conceitos do processo ensino-aprendizagem, a fim de desenvolver habilidades de planejamento e reflexão crítica para embasar a prática em saúde. **Objetivo: **Relatar a experiência docente do curso de enfermagem da Universidade Paulista, na disciplina de PES com alunos do primeiro semestre de graduação, no contexto de um Centro de Educação e Recreação Infantil (CER). **Metodologia: **Relato de experiência vivenciado pelas docentes da disciplina de PES (1 formada em Enfermagem e outra em Nutrição). Os alunos foram divididos em grupos para o planejamento do projeto educativo; a temática, promoção de hábitos saudáveis para crianças de 3 à 5 anos de idade, foi relacionada aos indicadores de saúde do munícipio e necessidades do CER. Os discentes foram estimulados a pautarem-se na pedagogia de Paulo Freire para o planejamento do projeto educativo, desenvolvido em sala de aula e acompanhado pelas discentes.  **Resultados: **Observaram-se dificuldades principalmente quanto à utilização de estratégias de ensino menos tradicionais, mas surpreendeu os docentes o empenho, envolvimento e motivação dos alunos ao participarem e desenvolverem a primeira prática educativa em saúde; os desafios são muitos, como a habilidade do relacionamento interpessoal e a organização do grupo, mas superados pela criatividade e dedicação no desenvolvimento da atividade proposta. **Conclusões: **Acredita-se ter favorecido os discentes a compreensão sobre o seu papel como educadores em saúde, buscando diferentes formas de cuidar na assistência a ser prestada. **Contribuições para a Enfermagem: **A possibilidade de formar profissionais de saúde com visão ampliada e voltada ao desenvolvimento de seu papel como educador em saúde. **Descritores: **educação em saúde, enfermagem. **Referências: **Pereira, ALF. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro. 2003; 19(5):1527-1534.


Referências:
Pereira, ALF. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro. 2003; 19(5):1527-1534.