Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7686849


7686849

A Utilização do DNA como Meio Probante em Ações de Investigação de Paternidade: uma breve revisão de sua utilização no âmbito judicial.

Autores:
Karen Regina Amato Samos|karen.samos@gmail.com|enfermeira|especialista Em Genética E Gestão Em Saúde|responsável Pelo Núcleo de Pesquisa do Centro de Simulação E Pesquisa|hospital São Camilo

Resumo:
Como docentes devemos atentar para a formação de profissionais para o século XXI, apoiar nossos estudantes na identificação do seu conhecimento e de suas necessidades de aprendizagem, para a tomada de decisões em relação à melhoria ou ampliação de capacidades.1 Desta maneira à necessidade de diversificar atividades de ensino aprendizagem. A utilização de situações-problema, como disparadores da aprendizagem, é  um recurso que favorece o reconhecimento e a construção dos conhecimentos de modo associado ás circunstancias e ao contexto. As situações podem ser problemas ou desafios reais do cotidiano da vida ou de um determinado trabalho ou, simulações desses problemas.2 Objetivou-se apresentar aplicabilidade de uma metodologia ativa no processo de recrutamento. Trata-se de  um relato de experiência de docentes na aplicação de uma estratégia de ensino durante o internato em atenção terciária do curso de enfermagem da Universidade Regional de Blumenau conveniada a dois hospitais de grande porte. Os alunos foram divididos entre as duas instituições ficando em duplas nas unidades de internação, desenvolvendo  atividades relacionadas as competências do enfermeiro, entre elas o recrutamento. Os discentes divulgaram perfil do candidato utilizando ambiente virtual de aprendizagem, WhatsApp e e-mail. Posteriormente avaliaram curriculos, conhecimentos e entrevistas, de posse dessas informações tomaram a decisão de quais candidatos seriam recrutados, isto ocorreu em dois momentos.  Possibilitando a troca dos alunos entre os hospitais. Concluímos que contribuiu para o desenvolvimento da maturidade profissional pelas atitudes de: responsabilidade, tomada de decisões, liderança e administração de conflitos que possibilita um novo enfrentamento em mesmas situações futuras na prática profissional.


Referências:
1- Lima VV, Padilha QR. Fundamentos para o Desenvolvimento de Profissionais na Saúde. São Paulo: Atheneu, 2013. 2-Siqueira PCLI, Pretolino SBMH. Modelo de Desenvolvimento de profissionais no Cuidado em Saúde. São Paulo: Atheneu, 2013.