Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7662184


7662184

A ÓTICA DOS FAMILIARES FRENTE À CONSULTA DE ENFERMAGEM EM PUERICULTURA

Autores:
Alessandra de Paula Almeida|leca-ale-@hotmail.com|discente do Curso de Graduação Em Enfermagem Fundação Assis Gurgacz – Fag|acadêmica de Enfermagem|enfermeira Estudante|centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz ; Ariana Cristina Tasca|leca-ale-@hotmail.com|enfermeira. Hospital São Lucas de Cascavel - Paraná|ensino Superior Completo|enfermeira|centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A metodologia ativa promove a inserção do aluno no processo de ensino e aprendizagem. O acadêmico deixa de ser um agente passivo e passa a ser um membro ativo na construção do seu saber. **OBJETIVO:** Relatar experiências de acadêmicos de enfermagem na organização de uma mostra de saúde coletiva utilizando-se da metodologia ativa.1 **METODOLOGIA:** Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, sobre a vivência de acadêmicos de enfermagem na organização da I mostra de saúde coletiva do Médio Solimões, abordando os níveis de atenção a saúde no interior do amazonas. **RESULTADOS/DISCUSSÃO:** Durante a elaboração das atividades houve grande interação entre os discentes e o docente responsável pela organização dos trabalhos que seriam apresentados a comunidade universitária. Tudo iniciou com o desenvolvimento de ideias para serem construídas exposições criativas com as características dos níveis de atenção à saúde de forma que se interligassem, para isso usaram métodos práticos como painéis, reproduziram órgãos públicos de saúde em maquete, introduziram jogos para fixação do assunto e atividades atrativas. Em relação ao conteúdo, os acadêmicos tinham que buscar seus saberes e repassar seu conhecimento sobre o tema de maneira clara e objetiva, utilizando-se da educação em saúde para demonstrar a importância que os níveis primário, secundário e terciário possuem para a população, pois o público que abordaram não era somente do âmbito universitário, mas também alunos da rede básica de ensino. **CONCLUSÃO:** A participação dos acadêmicos apresentou uma experiência de metodologia diferenciada e ativa na exposição da temática, proporcionando interação com o público e o conhecimento da importância e necessidade de conhecer os níveis de atenção à saúde. **IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM:** Os modelos assistenciais a saúde devem ser conhecidos pela comunidade. O trabalho com metodologia ativa implicam na interação entre acadêmicos e comunidade, prática esta que deve ser cultivada enquanto profissional de enfermagem.


Referências:
1. MACEDO, K.D.S; ACOSTA B.S; SILVA E.B; SOUZA, N.S; BECK C.L.C, SILVA K.K.D. Metodologia Ativa de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc. Anna Nery. 2018; 22(3).