7640373 | FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESMAME PRECOCE ENTRE CLIENTES ATENDIDAS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SINOP - MT | Autores: Luciana Pelizari|luciana_pelizari@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop ; Bruna Rayeli Groth|bruna_groth@hotmail.com|enfermeira|enfermeira|docente|universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop ; Moaby Ferreira da Silva|moaby6@hotmail.com|enfermeira|especialista|enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop-mt|secretaria Municipal de Saúde - Sinop/mt ; Monize Emanueli Fassina da Silva|monize_fassina@hotmail.com|enfermeira|enfermeira|residente|universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis |
Resumo: Introdução: o uso de tecnologias educativas possibilita que o educando seja
partícipe do processo. Tais tecnologias devem mediar a reflexão dos indivíduos
para mudanças em seus comportamentos1. Objetivo: descrever o desenvolvimento
de tecnologia para o ensino da assistência à mulher e à criança. Método:
estudo descritivo, que expõe as experiências vividas por acadêmicas de
Enfermagem, no Alojamento Conjunto da Maternidade de um Hospital
Universitário, durante o ano de 2017, por meio de assistência prestada as mães
e aos seus recém-nascidos e do desenvolvimento de tecnologias educacionais
para o ensino da assistência integral ao binômio. Resultados: foi desenvolvido
um aplicativo que contem 50 diagnósticos e 350 intervenções de enfermagem
elaboradas segundo a Classificação Internacional para as Práticas de
Enfermagem com o objetivo de facilitar a realização e registro diário do
processo de enfermagem pelos acadêmicos durante o atendimento e também, contem
dez estudos de caso para praticar o raciocínio diagnóstico. Conclusão: esse
estudo proporcionou aos acadêmicos novos conhecimentos prático-teóricos sobre:
amamentação, cuidados a mulher durante gestação e puerpério, e assistência ao
recém-nascido. E ainda, contribuiu para exercício do raciocínio diagnóstico e
no aprendizado acerca dos diagnósticos e intervenções da Classificação
Internacional para as Práticas de Enfermagem aplicados a assistência do
binômio.
Referências: Mariano RM, Pinheiro AKB, Aquino PS, Ximenes LB, Pagliuca LMF. Jogo educativo na promoção da saúde de adolescentes: revisão integrativa. Rev Eletr Enf. 2013 [citado 2017 set 20]; 15(1): 265-73. Disponível em: https://www.fen.ufg.br/fen_revista/v15/n1/pdf/v15n1a30.pdf. |