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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7640373


7640373

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESMAME PRECOCE ENTRE CLIENTES ATENDIDAS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SINOP - MT

Autores:
Luciana Pelizari|luciana_pelizari@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop ; Bruna Rayeli Groth|bruna_groth@hotmail.com|enfermeira|enfermeira|docente|universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop ; Moaby Ferreira da Silva|moaby6@hotmail.com|enfermeira|especialista|enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop-mt|secretaria Municipal de Saúde - Sinop/mt ; Monize Emanueli Fassina da Silva|monize_fassina@hotmail.com|enfermeira|enfermeira|residente|universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis

Resumo:
Introdução: o uso de tecnologias educativas possibilita que o educando seja partícipe do processo. Tais tecnologias devem mediar a reflexão dos indivíduos para mudanças em seus comportamentos1. Objetivo: descrever o desenvolvimento de tecnologia para o ensino da assistência à mulher e à criança. Método: estudo descritivo, que expõe as experiências vividas por acadêmicas de Enfermagem, no Alojamento Conjunto da Maternidade de um Hospital Universitário, durante o ano de 2017, por meio de assistência prestada as mães e aos seus recém-nascidos e do desenvolvimento de tecnologias educacionais para o ensino da assistência integral ao binômio. Resultados: foi desenvolvido um aplicativo que contem 50 diagnósticos e 350 intervenções de enfermagem elaboradas segundo a Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem com o objetivo de facilitar a realização e registro diário do processo de enfermagem pelos acadêmicos durante o atendimento e também, contem dez estudos de caso para praticar o raciocínio diagnóstico. Conclusão: esse estudo proporcionou aos acadêmicos novos conhecimentos prático-teóricos sobre: amamentação, cuidados a mulher durante gestação e puerpério, e assistência ao recém-nascido. E ainda, contribuiu para exercício do raciocínio diagnóstico e no aprendizado acerca dos diagnósticos e intervenções da Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem aplicados a assistência do binômio.


Referências:
Mariano RM, Pinheiro AKB, Aquino PS, Ximenes LB, Pagliuca LMF. Jogo educativo na promoção da saúde de adolescentes: revisão integrativa. Rev Eletr Enf. 2013 [citado 2017 set 20]; 15(1): 265-73. Disponível em: https://www.fen.ufg.br/fen_revista/v15/n1/pdf/v15n1a30.pdf.