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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7557984


7557984

O Papel da Equipe de Enfermagem na Transição do Cuidado do Hospital para Casa

Autores:
Denise Ferro|denise.ferro@usp.br|enfermeira|mestre|enfermeiro/ Doutoranda|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo ; Luciana Aparecida Fabriz|luciana.fabriz@gmail.com|enfermeira|mestre|enfermeiro/ Doutoranda|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo ; Silvia Helena Valente|silviavalente@usp.br|enfermeira|mestre|enfermeiro/ Doutoranda|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo ; Sara Maria Barbosa|sarambarbosa@usp.br|enfermeira|mestre|enfermeiro/ Doutoranda|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo ; Valéria Conceição de Oliveira|valeriaoliveira@ufsj.edu.br|enfermeira|mestre|enfermeiro/ Doutoranda|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo ; Ione Carvalho Pinto|ionecarv@eerp.usp.br|enfermeira|doutora|professora Associado 3|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Resumo:
**Introdução: **A educação em saúde é uma estratégia imprescindível que contribui na capacitação do sujeito, família e comunidade. No contexto das crianças, se torna indispensável, pois é nessa fase que o conhecimento sobre o cuidado com o corpo e suas estruturas, bem como o empenho com a higiene oral, é estabelecida¹. **Objetivo: **Promover a saúde bucal por meio do uso de atividades lúdicas com crianças do ensino fundamental. **Metodologia: **Trata-se de um relato de experiência realizado em março de 2017, em uma escola da rede pública da cidade de Pinheiro-MA, com crianças na faixa etária de 6 a 8 anos do 6° ano do ensino fundamental II. Foram desenvolvidas atividades lúdicas de encenação teatral utilizando-se de vestimentas criativas como creme dental, escova de dente, fio dental e enxaguante bucal para estimular a interação e o campo visual das crianças, e uma música criada pelos acadêmicos que descrevia como cuidar da higiene oral. **Resultado: **Observou-se a sensibilização das crianças, quando o grupo iniciava o canto da música sendo estimuladas a acompanhar, realizando o processo da escovação e utilização do enxaguante bucal, bem como o acolhimento das informações repassadas, com adesão das mesmas para incorporar a higienização oral correta. **Conclusão: **Compreende-se que o uso de atividades lúdicas contribui para o desenvolvimento de ações de promoção de saúde, favorecendo o aprendizado das crianças. **Implicações para a Enfermagem: **O uso de ferramentas lúdicas na educação em saúde favorece o trabalho do enfermeiro, possibilitando desenvolver práticas educativas-cuidativas que os tornem sujeitos relevantes no processo.


Referências:
1- Medeiros VA, et al. A educação em saúde bucal na primeira infância: um relato de experiência na casa da criança dr. João Moura. Combracis. Paraíba, 2017.