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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7523884


7523884

Humanização no cuidado de enfermagem prestado a pessoas com deficiência

Autores:
Cristiane Duarte Christovan|crischristovan@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante|acadêmica de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Jaqueline Raimundi|jakeraimundi@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante|acadêmica de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Letícia Fussinger|letifussinger@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante|acadêmica de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Marta Cocco da Costa|marta.c.c@ufsm.br|docente|doutorado|docente de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
INTRODUÇÃO: O acolhimento é considerado uma tecnologia leve que otimiza a demanda dos usuários e organiza o processo de cuidado da unidade local, sendo o profissional responsável por acolher, responsabilizar e resolver, utilizando relações de vínculo e capacidade de escuta aberta.¹ Já a triagem pode ser definida como a classificação de consultas e procedimentos específicos. É notória a importância da soma entre o acolhimento e a triagem, visto que o acolhimento humanizado faz com que o usuário se sinta confortável na Estratégia Saúde da Família (ESF). OBEJTIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na triagem de uma ESF. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A vivência ocorreu em uma ESF localizada em Belém-Pa. Os acadêmicos ficaram responsáveis pela triagem padrão nos usuários que na ESF. Os acadêmicos, ao realizar a triagem tentavam criar um vínculo com os usuários ali presentes por meio de conversas, mostrando a disponibilidade para uma escuta aberta. RESULTADOS: Percebeu-se, durante a conversa, que os usuários se sentiam mais acolhidos durante o atendimento quando havia o diálogo, por meio que mostravam satisfeitos e acessíveis. CONCLUSÃO: Sendo assim, pode-se concluir que o acolhimento de qualidade, mesmo sendo breve na triagem, faz com que ocorra a maior aproximação e construção de vínculo entre profissional e usuário do serviço, mostrando que sempre o acolhimento deve estar presente em todas as etapas do serviço em saúde. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O acolhimento do usuário deve ser priorizado no atendimento e a enfermagem tem como papel fundamental no processo de implementação do mesmo.


Referências:
1 – Cláudia Maria de Mattos Penna, Roberta Souto Rocha Faria, Gabrielli Pinho de Rezende. Acolhimento: triagem ou estratégia para universalidade do acesso na atenção à saúde?. Reme. Belo Horizonte – MG. 2014