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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7515863


7515863

PROJETO BEM CUIDAR: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A MULHERES EM ACOMPANHAMENTO EM AMBULATÓRIO DE ALTO RISCO

Autores:
Ana Laura Cassamassimo Ribas|ana_cassamassimo@hotmail.com|graduando de Enfermagem|discente|bolsista de Projeto de Extensão|universidade de Sorocaba

Resumo:
Resumo Introdução: No Brasil a área da Educação em Enfermagem vem passando por transformações na tentativa de contribuir para formação de um perfil adequado às necessidades de saúde da população e referendado na produção de conhecimentos inovadores e utilidade para sociedade. Assim, sendo necessário o desenvolvimento tecnológico, cientifico e inovador da área para a formação de indivíduos críticos comprometidos com a ética da causa pública. Objetivo: analisar indicadores de qualidade dos cursos de Enfermagem em Sergipe. Metodologia: Estudo exploratório de caráter descritivo e quantitativo, utilizando dados secundários, por meio da plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, que foram processados a partir do Sistema de Indicadores das Graduações em Saúde. Os dados foram coletados em maio de 2018, analisados estatísticamente via Programa Microsoft Excel® e dialogados com base em literatura relacionada. Resultados: Foi possível identificar que dos 13 cursos de Graduação em Enfermagem, oferecidos por 10 Instituições de Ensino Superior em Sergipe, apenas 6 (53,85%), possuem nota referente ao ENADE e Conceito Preliminar de Curso. Dos seis cursos que apresentaram resultados do ENADE, as notas variaram de 2 a 4, sendo que a maior pontuação possível é 5. O Índice Geral de Cursos (IGC), está presente para 11 cursos (84,62%), e somente dois cursos (15,38%), não possui esse índice. Conclusões:Os dados apresentados permitem estabelecer uma política interna de avaliação e de acompanhamento nas IES que ofertam cursos de Graduação em Enfermagem em Sergipe. Contribuições para a enfermagem: possibilitar melhorias na formação dos futuros enfermeiros.


Referências:
Brasil. Lei n. 10.861 de 14 abril 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União. 15 abr 2004. Sistema de indicadores das graduações em saúde (sigras): Gerador relatório SIGRAS; 2017. [acesso em 05 de abr 2018]. Saúde. Disponível em http://www.obsnetims.org.br/sigras.html