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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7514487


7514487

Prevalência do uso de álcool entre os usuários de substâncias psicoativas

Autores:
Silvana Fonseca Timm|silvana_timm@hotmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|estudante|universidade Federal de Pelotas ; Karine Langmantel Silveira|kaa_langmantel@hotmail.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|estudante|universidade Federal de Pelotas ; Carin Vieira Weiss|carin_weiss@hotmail.com|enfermeira|bacharel Em Enfermagem|voluntária|universidade Federal de Pelotas ; Poliana Farias Alves|polibrina@hotmail.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|estudante|universidade Federal de Pelotas ; Valéria Cristina Christello Coimbra|valeriacoimbra@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem Psiquiátrica|professora|universidade Federal de Pelotas

Resumo:
**Introdução**: O processo de hospitalização apresenta-se como complexo, com mudança de rotina, afastamento de familiares, amigos e do ambiente de apoio. Desenvolver atividades lúdicas nos ambientes hospitalares tem reduzido experiências traumáticas, desde o enfrentamento da doença até os procedimentos invasivos. **Objetivo**: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem desenvolvida no Projeto de Extensão Alegria do cuidar. **Metodologia**: Relato de experiência acerca da vivência das acadêmicas da Faculdade de Enfermagem de Valença/RJ sobre a participação no projeto de extensão. As atividades foram realizadas no Hospital Escola de Valença, localizado no município de Valença/ RJ, em maio/2018. **Resultados**: A atividade foi acompanhada por dois docentes e os alunos distribuídos na Pediatria, Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Pronto Socorro. O projeto é desenvolvido através de atividades lúdicas, com uso de voz e violão, alegria e fantasias. Cada paciente reagiu de uma forma diferente, muitos sorriam e solicitavam músicas, outros cantavam, dançavam e interagiam dentro dos seus limites. Outros, mais tímidos, demonstravam que de alguma forma a alegria era transmitida e, por fim, muitos se emocionavam e se confortavam. **Conclusão**: O projeto enriquece o conhecimento e o currículo dos estudantes, porém, o maior valor encontra-se no olhar voltado para cada paciente e a percepção, dos acadêmicos, que o cuidado de enfermagem vai além de procedimentos técnicos, sendo possível cuidar com empatia e gratidão. **Contribuição**: As atividades permitem aos pacientes vivenciar sentimentos de conforto e esperança, e torna-se de grande valia para o crescimento dos alunos envolvidos.


Referências:
DIAS, JJ; SILVA, APC; FREIRE, ALS; ANDRADE, ASA. A experiência de crianças com câncer no processo de hospitalização e no brincar. REME - Rev. Min. Enferm., 2013; 17(3): 614-619.