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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7514385


7514385

Dimensões da síndrome de burnout em agentes comunitários de saúde

Autores:
Sandy Carolayne de Camargo|sandyccamargo@gmail.com|estudante de Graduação|graduação de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Andressa Domingues Silva|andressa.ds98@gmail.com|estudante de Graduação|graduação de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Emiliana Cristina Melo|ecmelo@uenp.edu.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Maria José Quina Galdino|mariagaldino@uenp.edu.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Alessandro Rolim Scholze|scholze@uenp.edu.br|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|professor|universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo:
**Introdução**. Na formação do enfermeiro se faz importante o desenvolvimento das competências para a atuação no contexto escolar, desenvolvendo uma ação Inter setorial em saúde-educação que promova o estabelecimento de políticas na promoção da saúde dos escolares no interior das instituições educativas.1 **Objetivo**. Relatar a experiência da disciplina Educação em Saúde na formação do enfermeiro para atuação na promoção da saúde escolar. **Metodologia**. A metodologia utilizada é o relato de experiência, adotando o método descritivo segundo as etapas sequenciais da realidade concreta. A disciplina apresenta como foco principal a educação em saúde visando desenvolver o senso de responsabilidade pela saúde individual e coletiva. As estratégias utilizadas foram aulas expositivas dialogadas, leitura e discussão de textos, pesquisas, trabalhos individuais e grupais e atividade pratica com alunos da educação básica. Para a atividade prática os acadêmicos foram divididos em pequenos grupos e realizaram atividades diversificadas, tais como músicas, dramatizações, confecção de cartazes, vídeos, slides. Os temas abordados foram: higiene pessoal e ambiental, alimentação saudável, sexualidade e atividade física. **Resultados.** Os acadêmicos participaram da elaboração das atividades, em sala de aula, demonstrando comprometimento, responsabilidade, iniciativa e criatividade. A inter-relação saudável foi motivo de satisfação. **Conclusão**. As experiências vivenciadas pelos acadêmicos colaboraram para reafirmar a importância do enfermeiro escolar e o desenvolvimento de novas tecnologias para a assistência.   **Contribuições para a enfermagem**. A experiência contribuiu para a qualificação do processo de cuidar na especificidade da saúde escolar.


Referências:
Mori F MLV, Edquen SB, Espinoza ZEL, Salazar RS. Competencias de la enfermera en instituciones educativas: una mirada desde los gestores educativos. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2018 [citado 2018 Set 09]; 39: e 2017-0152. Available from: http://www.scielo.br /pdf/rgenf/v39/en_1983-1447-rgenf-39-e2017-0152.pdf