7506131 | CONHECIMENTO E CRENÇAS DE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO NA REALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | Autores: Brenda Melissa Barros Mota|brendamelissabm@hotmail.com|estudante de Graduação|estudante de Graduação|monitora do Laboratório de Microscopia|faculdade Adventista Paranaense |
Resumo: **Introdução:** A simulação realística em saúde se tornou uma realidade dos centros de estudos, para a enfermagem tem mostrado efeitos positivos no aumento da autonomia e segurança do profissional frente aos desafios de sua prática¹. Na graduação a formação desse perfil profissional é decisiva para o atendimento a situações de emergência, como a parada cardiorrespiratória (PCR).
**Objetivo:** Aplicar e avaliar a metodologia de simulação realística, para o ensino a graduandos de enfermagem sobre o Manejo essencial da PCR.
**Metodologia:** Relato de experiência, oficina de simulação realística para o ensino do manejo essencial da PCR. Participação de 14 estudantes de enfermagem do 2° período de uma universidade privada do Paraná e ocorreu em um centro de simulação de Curitiba/PR, com duração de duas horas. A avaliação foi realizada com a aplicação de um pré e pós teste, e uma pesquisa de satisfação ao término.
**Resultados:** Os graduandos de enfermagem tiveram diferenças significativas nos acertos comparando o pré e pós teste, além da satisfação com a oficina. Dentre os pontos positivos, relataram: a aproximação da prática em um ambiente seguro, aumento da autonomia profissional e necessidade de constante aplicação da metodologia para diferentes temas.
**Conclusão:** O uso de simulação é efetivo para o aprendizado acerca do manejo essencial da PCR além de poder ser aplicado para o aprendizado de outras temáticas.
**Contribuições para a enfermagem: **A enfermagem mostra preocupação com a segurança do paciente por isso o uso de metodologias que diminuam os riscos devem ser incentivadas.
**Descritores:** Exercício de simulação / Treinamento por simulação / Ensino de enfermagem
**Referencias:**
Matta, E. V., Baracat E. C. Treinamento de habilidades cirúrgicas para
estudantes de medicina – papel da simulação. Ver. Med (São Paulo). 2018 jan-
fev; 97(1):18-23.
Referências: Matta, E. V., Baracat E. C. Treinamento de habilidades cirúrgicas para estudantes de medicina – papel da simulação. Ver. Med (São Paulo). 2018 jan-fev; 97(1):18-23. |