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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7503169


7503169

USO DE PROTOCOLOS DE LESÃO POR PRESSÃO NO CUIDADO AO PACIENTE HOSPITALIZADO

Autores:
Quézia Boeira da Cunha|quezinhacunha@hotmail.com|enfermeira|doutoranda|enfermeira Assistencial|universidade Federal de Santa Maria ; Luciani Medianeira da Silva Moretti Mello|lucianimedianeira@bol.com.br|enfermeira|graduação Em Enfermagem|enfermeira Assistencial|faculdade Integrada de Santa Maria ; Alexsandra Micheline Real Saul Rorato|alexsandrarsaul@hotmail.com|enfermeira|doutoranda|professora|faculdade Integrada de Santa Maria ; Graziela Maria Rosa Cauduro|grazi.cau25@gmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira Assistencial|hospital Universitário de Santa Maria

Resumo:
**Introdução: **O centro cirúrgico é um ambiente complexo e dinâmico dentro do contexto hospitalar, exigindo do enfermeiro habilidades de gerenciamento que devem ser desenvolvidas desde a sua formação. Assim, destaca-se a importância das metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem para os futuros enfermeiros. **Objetivo: **Relatar a experiência do uso de metodologia ativa no ensino do gerenciamento cirúrgico aos estudantes de enfermagem. **Método: **Trata-se de um relato de experiência vivenciado pela docente da disciplina de Enfermagem Perioperatória relacionada à aplicação de metodologia ativa por meio da problematização sobre gerenciamento cirúrgico, realizada no mês de maio de 2018 com os estudantes do 3º ano do curso de graduação em enfermagem de uma universidade do estado do Paraná. **Resultados: **A partir de uma situação-problema, foi solicitado aos estudantes que realizassem o gerenciamento físico, material e humano de um centro cirúrgico hipotético. Foi disponibilizado o mapa com a estrutura física do centro cirúrgico, a lista de cirurgias eletivas e de urgência previstas para o dia seguinte, a lista de materiais e equipamentos disponíveis no setor e a escala mensal dos funcionários com suas particularidades. Os estudantes tiveram uma semana para a resolução do problema, sendo a atividade concluída e discutida em sala de aula.  Apesar das dificuldades, todos concluíram a atividade efetivamente. **Conclusão: **O ensino sobre o gerenciamento cirúrgico por meio da metodologia ativa proporcionou o desenvolvimento de habilidades gerenciais, bem como ampliou o olhar sobre os recursos físicos, materiais e humanos do centro cirúrgico. **Considerações para a enfermagem: **É de grande importância que o futuro enfermeiro desenvolva habilidades de gerenciamento baseadas em resolução de problemas durante sua formação, sendo papel dos docentes proporcionar este aprendizado por meio de metodologias pertinentes e ativas.


Referências:
1.SOBECC. Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Diretrizes de Práticas em Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para a Saúde – SOBECC .7ª edição. São Paulo: SOBECC; 2017.