Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7490806


7490806

O ENFERMEIRO COMO EDUCADOR: QUALIFICAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA PRESTAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS

Autores:
Gabriel Angelo de Aquino|gabrielangeloaqui@hotmail.com|estudante|graduando|estudante|universidade Federal do Ceará ; Ingrid Isabel da Costa Nunes|ingrid.nunes30@gmail.com|estudante|graduando|estudante|universidade Federal do Ceará ; Vera Nunes Monteiro|enfermeiravera2018@hotmail.com|enfermeiro|especialista|enfermeiro|faculdade de Ensino Superior de Floriano ; Fernando Pereira Coelho|phernandho_coelho@hotmail.com|enfermeiro|graduado|enfermeiro|faculdade de Ensino Superior de Floriano ; Elioneide Paulo Carneiro|elioneidepc@gmail.com|enfermeiro|especialista|enfermeiro|universidade Federal do Ceará

Resumo:
**Introdução: **Em 2001 foi decretada a Lei das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem (DCN/Enf), desde então, os cursos de enfermagem precisaram adaptar seus Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs)(1). **Objetivo:** Avaliar o currículo do curso de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) após implementação do currículo adaptado à DCN/Enf. **Metodologia: **Estudo com métodos mistos do tipo convergente(2), sob a luz do modelo Contexto, Insumos, Processo e Produtos (CIPP). Participaram do grupo focal e responderam a um questionário todos os docentes (n = 20) e discentes (n = 159) que aceitaram. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo e de estatística descritiva, e, foram triangulados. O projeto foi iniciado após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFPE, sob número do CAAE: 54696416.5.0000.5208. **Resultados e Discussão: **Contexto: o PPC da enfermagem da UFPE condiz com as DCNs; Insumos: as instalações, a estrutura física e os recursos humanos atendem às prerrogativas da legislação vigente; Processo: os docentes e discentes concordam com a predominância do uso de metodologias tradicionais de ensino e de avaliação; assim como na fragilidade da integração ensino-serviço-comunidade, da integralidade e transversalidade dos conteúdos. Produto: Os discentes consideram adquirir as competências gerais exigidas pela DCN/Enf, mas sentem-se frágeis em relação à gestão e administração. Os egressos não foram avaliados. **Conclusões:** O currículo do curso atende as exigências da legislação vigente.** Contribuições para a enfermagem**: Estes resultados estão subsidiando a reforma curricular deste curso e pode auxiliar nos demais cursos de enfermagem Brasileiros.


Referências:
1. Barasuol, M.E.C., Poli. G. Competências necessárias ao enfermeiro e o processo de formação. Revista Saúde e Desenvolvimento. Vol 6, n.3, jul/dez, 2014 2. Creswell, JW, Clark VLP. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso; 2013