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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7489625


7489625

ANÁLISE DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO BRASIL: JANEIRO A MARÇO DE 2018

Autores:
Karina Valeska Zubari de Pontes|karinazubari@hotmail.com|estudante|3º Ano de Enfermagem|graduanda de Enfermagem|universidade Estadual do Norte do Paraná - Uenp ; Vitória Pinheiro|_vitoriapinheiro@hotmail.com.br|estudante|3º Ano de Enfermagem|graduanda de Enfermagem|universidade Estadual do Norte do Paraná - Uenp

Resumo:
**Introdução: **o perfil do enfermeiro vem passando por importantes modificações, exigindo processo formativo atualizado e voltado para a realidade social e local de inserção do curso e para o desenvolvimento do pensamento crítico, que permite tomar decisões, solucionar problemas e prestar cuidado seguro e qualificado. **Objetivo: **refletir sobre a importância do desenvolvimento do pensamento crítico durante a formação do enfermeiro, com base na evolução histórica dos currículos e Diretrizes Curriculares Nacionais. **Metodologia**: ensaio analítico construído a partir de reflexões acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais e artigos sobre pensamento crítico e educação em enfermagem, capturados na Biblioteca Virtual em Saúde, dividido em três momentos. **Resultados**: 1) apresenta-se uma contextualização histórica da formação superior da enfermagem no Brasil, apontando fatos sociais e documentos legais que impulsionaram as mudanças curriculares; 2) apresenta-se uma síntese das diretrizes que norteiam a construção dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em enfermagem; 3) faz-se uma abordagem geral sobre o pensamento crítico e a importância de ser praticado desde o início do processo formativo do enfermeiro, considerando o perfil exigido pelo mercado de trabalho. **Conclusão**: história revela que as mudanças curriculares foram influenciadas pelo contexto social, político e econômico das épocas, exigindo um pensamento crítico e reflexivo, evidenciando necessidade da implementação de estratégias pedagógicas sustentadas em metodologias ativas. **Implicações para a Enfermagem: **estudo contribui com reflexões que possibilitarão um pensar crítico no ensino e na prática da enfermagem.


Referências:
Bittencourt GKGD, Crossetti MGO. Habilidades do pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2013; 47(2):341-7. Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 3, de 7 novembro de 2001 - Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem; 2001.