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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7481097


7481097

USO DA METODOLOGIA ATIVA NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM DOENÇAS CRÔNICAS

Autores:
Bianca de Oliveira da Silva|biia.silva@hotmail.com|estudante|graduando|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia - Fibra ; Ana Paula dos Santos Araújo|anah.paula.santos@hotmail.com|estudante|graduando|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia - Fibra ; Beatriz Ferreira da Silva|ferreirabeatriz_17@hotmail.com|estudante|graduando|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia - Fibra ; Ana Paula de Brito Oliveira|anadebritooliveira@gmail.com|estudante|graduando|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia - Fibra ; Bianka Maria Figueiredo da Silva|bfigueiredo495@gmail.com|estudante|graduando|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia - Fibra

Resumo:
**Introdução: **No contexto atual o maior desafio na educação superior é incorporar propostas de ensino que contemplem ao mesmo tempo a complexidade que o mundo contemporâneo exige e a construção da subjetividade do profissional em formação1. **Objetivo: **Identificar no desenvolvimento da disciplina Educação em Saúde os quatro pilares da educação propostos por Delors2. **Metodologia:** Relato docente da identificação dos quatro pilares da educação durante a disciplina ministrada para discentes dos cursos de enfermagem, psicologia e odontologia de um centro universitário em Alagoas. **Resultados: **O _aprender a conhecer _foi identificado através do interesse apresentado pelos alunos ao fazer as leituras recomendadas e leituras extras. Identificou-se o _aprender a fazer_ no desenvolvimento dos seminários com o uso de metodologias ativas de aprendizagem. O _aprender a conviver_ revelou-se através da interação dialógica entre os estudantes dos diversos cursos, e o _aprender a ser_ mostrou-se através das mudanças de comportamento dos alunos frente à educação em saúde, quando passaram a compreender que também serão educadores quando no exercício profissional. **Conclusões: **A disciplina fluiu em direção ao desenvolvimento dos quatro pilares, evidenciando que eles são indispensáveis no planejamento das disciplinas e nos currículos em saúde de maneira geral. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem: **Espera-se que a reformulação de currículos em saúde, e em especial em enfermagem, acontecendo em todo o país, possa contribuir para a formação do profissional que saiba aprender, fazer, conviver e ser.


Referências:
1.Scherer ZAP.,Scherer EA., Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde. Rev Esc Enferm USP 2012; 46(4):985-93 Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48116/51916 2.Delors J. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez; 1998.