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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7480058


7480058

PORTFÓLIO REFLEXIVO COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO

Autores:
Juliana Silveira Colomé|julianacolome@yahoo.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professor Adjunto|universidade Franciscana ; Fabiana Porto da Silva|fabianaporto54@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Ciências da Saúde E da Vida|professor Assistente|universidade Franciscana ; Rafaela Ebre Guedes|rafaebre@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Ciências da Saúde E da Vida|estudante de Mestrado|universidade Franciscana ; Edith Almeida Pinto|edithpintoap@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Ciências da Saúde E da Vida|estudante de Mestrado|universidade Franciscana ; Yanka Silveira Marques|yankasilveira16@hotmail.com|estudante de Graduação|estudante de Graduação|estudante de Graduação|universidade Franciscana ; Vânia Maria Fighera Olivo|vaniafolivoufsm@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professor Adjunto|universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
INTRODUÇÃO: A articulação entre os serviços de urgência promove a garantia dos fluxos de referência e contrarreferência promovendo encaminhamentos de apoio diagnóstico e terapêutico, ambulatorial e hospitalar proporcionando ao paciente um cuidado com qualidade e segurança na unidade de emergência. OBJETIVO: Compreender o itinerário do paciente crítico nos serviços de urgência. MÉTODO: Pesquisa qualitativa que utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados1. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas, de abril a setembro de 2016.   A amostragem teórica foi composta por 24 profissionais de saúde, distribuídos em três grupos amostrais: hospital referência em trauma, Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e base operacional Avançada do Serviço Móvel de Urgência. A análise dos dados ocorreu mediante codificação inicial e focalizada1. RESULTADOS: Do processo de análise, emergiram três categorias: Atendendo os chamados: As chamadas de urgência ocorrem por meio da central de regulação que deve identificar o local, situação do paciente e realizar o acionamento das equipes. Prestando atendimento ao paciente no local de ocorrência: As equipes do atendimento pré-hospitalar acionadas, deslocam-se e iniciam o atendimento ao paciente. Realizando atendimento ao paciente no serviço hospitalar: O paciente é transferido a equipe de emergência hospitalar para continuidade da assistência. Os resultados sustentam o fenômeno: ‘Articulando o atendimento entre o APH móvel e o hospital para o acolhimento do paciente em situação de urgência’. CONTRIBUIÇÃO PARA A ENFERMAGEM: O trabalho articulado repercute em qualidade e continuidade da assistência do paciente crítico, satisfação profissional e redução dos conflitos existente entre equipes.


Referências:
1. Charmaz KA construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed; 2009.