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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7479451


7479451

ORIENTAÇÕES SOBRE PREVENÇÃO E CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS

Autores:
Marina Soares Monteiro Fontenele|marinaafontenele@hotmail.com|enfermeira|graduada|estudante de Pós-graduação Em Enfermagem (mestrado)|universidade Federal do Ceará ; Maria Elisa Curado Gomes|elisa_curado@hotmail.com|estudante|não Possui|estudante de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal do Ceará ; Larissa Rodrigues Siqueira|larissarsiqueira@hotmail.com|enfermeira|graduada|estudante de Pós-graduação Em Enfermagem (mestrado)|universidade Federal do Ceará ; Reângela Cíntia Rodrigues de Oliveira Lima|reangelacintia@gmail.com|enfermeira|graduada|estudante de Pós-graduação Em Enfermagem (mestrado)|universidade Federal do Ceará ; Lavna Albuquerque Moreira|lavnaalbuquerque1@gmail.com|estudante|não Possui|estudante de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal do Ceará ; Gilmara Holanda da Cunha|gilmaraholandaufc@yahoo.com.br|enfermeira|doutora Em Farmacologia E Em Enfermagem|professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará|universidade Federal do Ceará

Resumo:
**Introdução: **Os currículos de graduação em Enfermagem têm passado por reformulações, buscando romper com o modelo tradicional de ensino. O Currículo Integrado se mostra como uma alternativa para a integração dos saberes. **Objetivo: **Compreender a percepção do professor sobre sua atuação em um Currículo Integrado de Enfermagem. **Metodologia: **Estudo qualitativo, compreensivo. Envolveu 16 professores do Currículo Integrado de um curso de Graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados em 2015 e 2016, por meio de entrevistas individuais. Para análise utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. **Resultados:** Emergiram duas categorias: Transição do currículo tradicional para o Integrado; Perspectivas atuais de trabalho no Currículo Integrado. Evidenciou-se que a adaptação dos professores ao Currículo Integrado foi permeada por vários desafios, por ser uma proposta de ensino que exige a integração entre várias áreas do conhecimento e por terem tido uma formação pautada no método disciplinar de ensino.  Apesar dos desafios, os docentes reconhecem que atualmente não conseguem trabalhar de outra forma, pois ele desafia diariamente o professor a buscar novos conhecimentos e estratégias de ensino. **Conclusões: **Apesar dos desafios enfrentados pelos professores ao se adaptarem ao Currículo Integrado, há o reconhecimento das potencialidades que este tem para o processo de ensino. **Contribuições para a Enfermagem: **A implementação de propostas de ensino condizentes com a atualidade, pode contribuir para a formação de enfermeiros com atitudes e competências que qualifiquem a assistência de enfermagem e modifiquem os processos de trabalho em saúde.


Referências:
Gomes AP, Rego S. Paulo Freire: contributions to the changing strategies for teaching medicine. Rev Bras Educ Med. 2014 July/Sept; 38(3):299-313; Kikuchi EM, Guariente MHDM. Currículo integrado: a experiência do curso de Enfermagem da UEL. 2ed. Londrina: Eduel; 2014. Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.