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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7478471


7478471

O portfólio reflexivo no ensino da graduação em enfermagem

Autores:
Lucas Lauriano Leme Trupel|lucaslltrupel@hotmail.com|estudante Não Associado|graduando|acadêmico|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Clóris Regina Blanski Grden|reginablanski@hotmail.com|enfermeiro Associado|doutorado|professora|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Bárbara Adrya da Silva Prestes|babikaprestes0407@gmail.com|estudante Não Associado|graduando|acadêmico|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Letícia Pielak Viegandt|leh_viegandt@hotmil.com|estudante Não Associado|graduando|acadêmico|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Luana Aparecida Rodrigues|lu-rodrigues1915@hotmail.com|estudante Não Associado|graduando|acadêmico|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Luciane Patrícia Andreani Cabra|luciane.pacabral@gmail.com|enfermeiro|mestre|professora|universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo:
**Introdução:**trata-se de um relato de experiência de um enfermeiro mestrando no desenvolvimento da prática docência com graduandos de enfermagem do 4º período de uma Universidade Federal no estado do Rio de Janeiro, na disciplina de Fundamentos de Enfermagem. Um dos conteúdos da disciplina busca refletir com os estudantes o conceito das Necessidades Humanas Básicas (NHB), considerando as Teorias de Maslow e João Mohana, sintetizadas numa pirâmide segundo a ordem de importância.**Objetivo: **estimular a reflexão dos discentes sobre as NHB do paciente e sua aplicabilidade na prática profissional.**Metodologia:**as estratégias didáticas aplicadas foram aula expositiva dialogada seguida da “Sala de aula invertida”. Nessa perspectiva, a sala de aula se transformou em um espaço dinâmico e interativo, com a realização de uma atividade em grupo, que estimulou discussões por meio de uma dinâmica moderada pelo mestrando e sua orientadora, que é docente da disciplina. A dinâmica ocorreu com a divisão da turma em quatro grupos onde os discentes identificaram as necessidades afetadas e propostas de cuidados de acordo com o caso clínico apresentado. Buscou-se destacar que a enfermagem deve estar atenta às necessidades das pessoas, considerando os cinco níveis da pirâmide.**Resultados:**os graduandos mostraram-se reflexivos e motivados quanto à aplicação da Teoria das NHB. Enfatizou-se a importância da sistematização do cuidado individualizado. Os discentes fizeram uma crítica à teoria de Maslow, entendendo que as necessidades se inter-relacionam e não ocorrem independentemente, concordando com a Teoria de João Mohana, onde o “homem é um todo indivisível” e suas necessidades estão intimamente relacionadas.**Conclusão:**o principal papel da enfermagem tendo em vista as NHB é estimular o indivíduo a recuperar a auto-realização, e envolvê-lo no cuidado em saúde, contribuindo para sua autonomia e participação no processo decisório sobre sua saúde.


Referências:
1-Leopardi, M.T. Teorias em Enfermagem: instrumentos para a prática. Florianópolis: Ed. Papa-livros, 1999. 228 p. 2-Potter, P.A.; Perry, A.G. Fundamentos de Enfermagem. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 1480 p. 3-Mohana, J. O mundo e eu. Rio de Janeiro: Agir, 1963.