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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7437631


7437631

Experiência dos acadêmicos na promoção de medidas socioeducativas em um projeto de extensão (PAISPIS)

Autores:
Bárbara Caroline Ferreira dos Santos|barbaracfdsantos@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas ; Hillary de Andrade Pereira|hillaryandradep@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas ; John Victor dos Santos Silva|john.setedejulho@gmail.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas ; Juliana Mônica dos Santos Silva|juju.monica@hotmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas ; Soraya Eliana Santos de Assis|sorayaassis33@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Federal de Alagoas ; Paula Oliveira Houly|paula.houly@hotmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** Avaliar o desempenho dos servidores da Administração Pública Federal não é prática recente. Desde os anos 1970, diversos tipos de avaliação vêm sendo normatizados, principalmente em mérito (desempenho) em tempo de serviço (antiguidade), com diferentes finalidades tais como: aprovação em estágio probatório, progressão funcional, promoção e pagamento de gratificações de desempenho (VELASCO, 2009). Com objetivo de verificar os mecanismos utilizados para avaliação de desempenho pelos gestores de um serviço de Pronto Atendimento, é que este estudo foi proposto. **METODOLOGIA:** Trata-se de um recorte de uma proposta intitulada “Capacitação multiprofissional no serviço de Pronto Atendimento de um hospitalar geral do Estado à partir da avaliação de desempenho”, elaborada para conclusão do curso de especialização em Gestão de pessoas com ênfase em gestão por competências”. É um estudo de natureza descritiva, exploratória, com análise quali-quantitativa, realizada a partir de informações coletadas em 150 fichas preenchidas na Unidade de Pronto Atendimento entre os meses de maio, junho, julho e agosto de 2017.** RESULTADOS**: A partir da análise, verificou-se que não existe uniformidade dos procedimentos realizados pelos profissionais de saúde de acordo com os registros analisados. Muitos estavam incompletos ou ausentes, à exemplo de: anamnese, exame físico, evolução de enfermagem, resultados de exames, suspeita diagnóstica, além da ilegibilidade da letra dos profissionais médicos. **CONCLUSÕES: **Atividades realizadas pelos profissionais da equipe multiprofissional evidenciam que não existe padronização para realização dos registros. É importante propor discussões sobre as políticas de atendimento e de avalição de desempenho pelos gestores, com intuito de sensibilizá-los quanto à otimização do programa de gestão por capacitação e de avaliação de desempenho para a unidade de Pronto Atendimento, a partir da proposta que eles executam na instituição.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Urgência e Emergência: sistemas estaduais de referência hospitalar para o atendimento de urgência e emergência/Ministério da Saúde, secretaria Executiva. Brasília. Ministério da Saúde. 2001. GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: um enfoque nos papéis profissionais. 1. Ed. – 12 reimp. São Paulo: Editora Atlas, 2012 MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2013 VELASCO S. M. V. Carreira e gestão de desempenho: estudo de uma carreira típica da administração pública federal (Monografia de graduação). Brasília. ENAP, 2009.