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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7412918


7412918

PREVALÊNCIA DE DOENÇAS AUTORRELATADAS SEGUNDO O GRAU DE DEPENDÊNCIA NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA

Autores:
Rafael da Costa Santos|rafaelsantos945@gmail.com|estudante|graduando|discente|universidade Federal da Paraíba ; Gleicy Karine Nascimento de Araújo|gleicy.kna@hotmail.com|enfermeira|graduação|enfermeira|universidade Federal de Pernambuco ; Rute Costa Régis de Sousa|rute_regis@hotmail.com|estudante|graduanda|discente|universidade Federal de Pernambuco ; Neyce de Matos Nascimento|neyce_matos82@hotmail.com|enfermeira|graduada|mestranda|universidade Federal da Paraíba ; Jeane da Silva Rocha Santos|jsrsantos.67@gmail.com|enfermeira|graduada|mestranda|universidade Federal da Paraíba

Resumo:
**Introdução/ objetivo:** O Projeto Parto Adequado prevê a adoção de medidas para melhorar a qualidade na assistência ao parto e pós-parto; para sua implantação em um hospital público/universitário realizou-se um estudo visando  analisar a satisfação das puerperas com a assistência durante o parto e pós-parto **Metodologia**: Estudo quali-quantitaivo realizado, a partir das respostas do questionário de satisfação, “Pesquisa-Minuto”, que avalia em duas questões fechadas o nível de satisfação geral do paciente e em uma pergunta aberta sobre o que pode ser melhorado, entre puerperas atendidas, no período de agosto de 2015 a setembro de 2016. **Resultados:** Dos 2658 questionários, 940 (35%), tiveram a pergunta aberta respondida. Destes 611 (65%), estavam em dissonância com as próprias avaliações quantitativas, ou seja, demonstravam insatisfação. Para a categoria recomendação houve variação estatisticamente significativa na probabilidade de recomendação do hospital a outrem pelas puérperas. O teste Anova mostrou que houve redução na recomendação do hospital pelas puérperas no último semestre avaliado, o que indica uma queda na satisfação. Na análise qualitativa duas grandes categorias foram encontradas: estrutura e produção do cuidado. Na categoria estrutura as principais subcategorias foram: limpeza, alimentação, acomodação, recursos materiais e generalidades. Na categoria produção do cuidado identificaram-se quatro subcategorias: atendimento, educação em saúde, redes de apoio e sofrimento. Muitos são os relatos de atendimentos que não corresponderam às expectativas, que constrangeram, ou que foram agressivos. Outros tantos relatos mostram o despreparo do hospital para lidar com o parto normal. Observou-se textos demonstrando o desejo de mais atividades de educação em saúde, principalmente no cuidado com recém-nascido e amamentação. **Conclusão:** Evidenciou-se uma insatisfação principalmente com a estrutura hospitalar e produção do cuidado, abarcando todas as categorias de trabalhadores envolvidas no cuidado às usuárias, indicando a necessidade de melhorias na qualidade da assistência. Sugere-se a inserção da enfermagem obstétrica na assistência ao parto.


Referências:
Al-abri R, Al-balushi A. Patient Satisfaction Survey as a Tool Towards Quality Improvement. Oman Medical Journal 2014, 29(1):3-7. Alemi F, Badr N, Kulesz S, Walsh C, Neuhauser D. Rethinking satisfaction surveys: minute survey. Qual Manag Health Care 2008; 17(4): 280-91. Bardin L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70; 2011. D´orsi E et al. Desigualdades sociais e satisfação das mulheres com o atendimento ao parto no Brasil: estudo nacional de base hospitalar. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 30, supl. 1, p. S154-S168, 2014. LEAL MC; GAMA SGN. Nascer no Brasil: Sumário Executivo da Pesquisa. Cadernos de Saúde Pública, 2014; 30(Supl 2014):1-8.