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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7398088


7398088

Validação de Conteúdo de Instrumentos para o Processo de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

Autores:
Roberta Nazario Aoki|robertaaoki@hc.unicamp.br|enfermeira|enfermeira|diretora da Unidade de Terapia Intensiva|universidade Estadual de Campinas - Hospital das Clínicas da Unicamp ; Margareta Maria Wopereis|greta@hc.unicamp.br|enfermeira|enfermeira|diretora da Unidade de Terapia Intensiva|universidade Estadual de Campinas - Hospital das Clínicas da Unicamp ; Marcos Aurélio Boes|marcosboes@hc.unicamp.br|enfermeiro|enfermeiro|supervisor de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva|universidade Estadual de Campinas - Hospital das Clínicas da Unicamp ; Danilo Donizetti Trevisan|ddtrevisan@gmail.com|enfermeiro|professor Doutor da Doutor da Universidade Federal de São João Del Rei – Ufsj|docente da Universidade Federal de São João Del Rei – Ufsj|universidade Federal de São João Del Rei – Ufsj

Resumo:
Introdução: Um indivíduo bem treinado pode atuar em uma parada cardíaca agindo no suporte básico de vida, exercendo em situações no qual a vítima pode evoluir a óbito em um ambiente pré-hospitalar, devendo reconhecer precocemente os sinais de parada cárdio respiratória e iniciar as manobras de reanimação cárdio pulmonar quando indicadas, aumentando desta forma o índice de sobrevivência neste aspecto(1). Objetivos: Realizar através de um projeto de extensão denominado de “Simulação Realística em Urgência e Emergência”, atividades lúdicas e educativas, com intuito de orientar estudantes do ensino médio no atendimento a uma pessoa acometida por um mal súbito. Metodologia: Trata se de um relato de experiência de aspecto qualitativo, em atividades inseridas no cronograma de um projeto de extensão na responsabilidade de docentes e acadêmicos de enfermagem da Universidade da Amazônia, da cidade de Belém-Pará, no período de 05 de abril a 23 de junho de 2018. Resultados: Participou da intervenção educativa um total de 400 alunos do ensino médio, com idade variando entre 15 a 18 anos. Vislumbrou-se a sensibilização de adolescentes acerca da importância de reconhecer precocemente os sinais de parada cárdio respiratória e iniciar as manobras de reanimação cardíaca simulado em garrafas pets um tórax humano, com a utilização de linguagem clara e sem uso de temos técnicos. Conclusão: Observou-se que houve interesse por parte dos alunos, e que mais atividades como estas devem ser incentivadas no ambiente acadêmico. Implicações para a enfermagem: Este estudo teve aspecto motivacional em todos os quesitos de transmissão de conhecimento perante uma pessoa leiga.


Referências:
1- Cardoso RR, Soares LGB, Calixto FRP, Carvalho LFS, Durante RV, Veloso RC. Suporte básico de vida para leigos: uma revisão integrativa. 2017;19(2):1-10.