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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7391294


7391294

DISPOSIÇÃO PARA CONFORTO MELHORADO E PRINCIPAIS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES UTILIZADAS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Michele Nunes Fenzke|myfenzke@hotmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.|estudante de Graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.|estudante de Graduação Em Enfermagem da Universidade Federal ; Diéssica Roggia Piexak|diessicap@yahoo.com.br|enfermeira.|doutora Em Enfermagem.|docente da Escola de Enfermagem E Coordenadora de Acompanhamento À Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande.|universidade Federal do Rio Grande ; Cintia Camila Santos de Souza|cintiacamilacosta@gmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.|estudante de Graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.|estudante de Graduação Em Enfermagem da Unive ; Bárbara da Silva Gama|barbaragama06@hotmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.|estudante de Graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.|estudante de Graduação Em Enfermagem da Universidade Fe ; Francine Carpes Ramos||enfermeira.|egressa da Universidade Federal do Rio Grande.|egressa da Universidade Federal do Rio Grande.|universidade Federal do Rio Grande

Resumo:
**Introdução:** A infância é considerada a fase mais vulnerável da vida, deixando a criança susceptível aos problemas de saúde que são determinados ou agravados por fatores como as condições sociais, econômicas e ambientais, e o acesso a serviços de saúde de qualidade¹.**Objetivo:** realizar um curso de puericultura para responsáveis por crianças de 0 a 12 meses. **Método:** estudo descritivo, que relata a experiência de estudantes de Enfermagem ao implantar o curso em uma Unidade Básica de Saúde. O curso teve 4 encontros ao longo do mês de maio de 2018, contendo temas relevantes a saúde da criança baseados nos manuais do Ministério da Saúde. **Resultados:** atualização do calendário vacinal de todas as crianças participantes do curso, aumento do agendamento e comparecimento às consultas de puericultura em 80%, além da visão positiva em relação a importância da puericultura nas UBS. **Conclusão e contribuições para a Enfermagem: **um curso como este, de acompanhamento e orientação, oferece o suporte necessário para a melhor qualidade de vida das crianças e é uma alternativa motivadora e adequada para abordagens de educação em saúde em grupo.


Referências:
1) Oliveira, C.R.A. et al. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança até os 2 anos por meio do atendimento compartilhado na puericultura. Pernambuco. 2015.