Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7389476


7389476

COMITÊ ESTUDANTIL DA ABEn-RJ: construção do papel político-social do estudante de enfermagem

Autores:
Andréa de Sant´ana Oliveira|andreasantoli@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|graduanda|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Resumo:
Atualmente a mídia vem sendo o principal meio de comunicação para levar informações voltadas para a sexualidade apesar das informações estarem acessíveis, a qualidade e a linguagem, muitas vezes não alcançam os objetivos de Educação em Saúde. **Objetivo: **relatar experiência de Rodas de Conversas, proporcionada pela disciplina Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente, do curso de Bacharel em Enfermagem, da União Metropolitana de Educação e Cultura. **Método:** O grupo mediador foi composto por uma docente e quatro discentes. As rodas de conversas aconteceram na Escola Municipal Itamar Oliveira, com estudantes do 7° ano, matutino, dentro da faixa etária entre 11 a 15 anos. **Resultados:** é preciso desenvolver educação sexual, com uma linguagem próxima dos adolescentes, bem como rodas exclusivamente com meninas, diminuindo o constrangimento empoderando-as, antes do inicio da vida sexual, evitando relacionamentos abusivos e prevenindo as ISTs, visto que a mulheres possuem dificuldade de negociar com o parceiro o uso do preservativo.** Conclusão: **com essas experiências confirma-se que o conhecimento empírico presente na teoria precisa dialogar com a prática, sendo possível promover a saúde, prevenir agravos e rastrear diversas patologias e riscos para a vida da criança ou adolescente.


Referências:
Pinto, Maria Benegelania, et al. Educação em saúde ptara adolescentes de uma escola municipal: a sexualidade em questão.Cienc Cuid Saude 12.3 (2013): 587-592. Raposo, Clarissa. A Política de Atenção Integral à Saúde do Adolescente e Jovem: uma perspectiva de garantia de direito à saúde?. Revista em pauta 23 (2009): 117-138.