Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7384802


7384802

VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA E UMA REDE LOCAL DE ATENÇÃO

Autores:
Terezinha Maria Mafioletti|teremafe@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|ufpr ; Aida Maris Peres|aidamaris.peres@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|ufpr ; Maria Otília Zangão|otiliaz@uevora.pt|enfermeira|doutora|professora|universidade de Évora - Escola Superior de Enfermagem São Joâo de Deus

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** Para amenizar o sofrimento da criança durante a hospitalização, as atividades lúdicas permitem manter as características próprias da infância (1). No hospital, o brincar facilita na aceitação do tratamento, na comunicação e na manutenção dos direitos da criança (2). Nesse sentido, o Brinquedo Terapêutico (BT) auxilia o profissional de enfermagem para uma melhor assistência à criança. **OBJETIVOS:** Identificar como o ato de brincar influencia a criança na aceitação dos procedimentos durante a sua hospitalização e o preparo da equipe de enfermagem para a utilização desse instrumento, a partir da questão: Como o brinquedo terapêutico pode auxiliar no tratamento de crianças hospitalizadas? **METODOLOGIA:** Revisão narrativa de literatura, com busca na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a partir dos descritores “Brinquedo Terapêutico” e “Enfermagem”, resultando na análise de 9 artigos publicados entre 2013 e 2018. **RESULTADOS:** Os artigos foram agrupados em três categorias: pesquisas de campo sobre manuseio de BT por crianças hospitalizadas; entrevistas com profissionais de saúde e com mães sobre o uso de BT; revisão de literatura. **CONCLUSÃO:** O BT não é um instrumento conhecido e aplicado por todos os profissionais de enfermagem, o que dificulta o cuidado em pediatria e aumenta os traumas decorrentes da hospitalização e procedimentos. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** Ficou evidenciada a necessidade de disseminação, junto aos profissionais de saúde, das vantagens da utilização do BT.


Referências:
1. Berté C, Ogradowski KRP, Zagonel IPS, Tonin L, Favero L, Almeida Junior RL. Brinquedo Terapêutico no contexto da emergência pediátrica. Rev baiana enferm. 2017;31(3):e20378. 2. Caleffi CCF, Rocha PK, Anders JC, Souza AIJ, Burciaga VB, Serapião LS. Contribuição do brinquedo terapêutico estruturado em um modelo de cuidado de enfermagem para crianças hospitalizadas. Rev. Gaúcha Enferm. 2016;37(2): e58131.