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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7358556


7358556

Internações por Condições Sensíveis a Atenção Primária em adolescentes

Autores:
Jéssyca Slompo Freitas|jessyca_sfreitas@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal do Paraná ; Ana Paula Machado Marques||enfermeira|mestranda Em Enfermagem|enfermeira|prefeitura Municipal de Curitiba. ; Liliana Muller Larocca||enfermeira|doutora Em Educação|docente|universidade Federal do Paraná ; Flaviane Marizete Limas||enfermeira|mestranda Em Enfermagem|enfermeira|prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Resumo:
**Introdução:** O Projeto Abebê – Cuidando e Promovendo à Saúde das Mulheres de Axé, foi criado em 2016, na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). Suas ações incluem atividades educativas e de promoção da saúde, bem como proporcionar aos discentes a articulação dos conhecimentos teóricos com a vivência prática do cuidado às mulheres, considerando as especificidades desse grupo populacional. **Objetivo:** Relatar a experiência dos docentes na construção e utilização de tecnologias educacionais para a qualificação das atividades extensionistas de educação em saúde desenvolvidas junto às mulheres de axé. **Metodologia:** Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por docentes e graduandos da ENF/UERJ no município do Rio de Janeiro. **Resultados:** As recomendações atuais para a formação profissional em saúde vem se delineando com propostas inovadoras de tecnologias educacionais para um ensino motivador, interativo e transformador da realidade1. Nesse sentido, foram construídos folders educativos, onde correlacionamos lendas de orixás femininas do candomblé com temas da saúde das mulheres. Esses folders vem sendo utilizados como instrumentos para incentivar a promoção da saúde, com informações e orientações que se aproximam do contexto cultural da vida dessas mulheres. **Conclusão:** Concluímos que essas tecnologias educacionais favorecem a incorporação da cultura das mulheres de axé aos cuidados em saúde, aprimorando o ensino e possibilitando a troca de saberes entre a academia e a comunidade. **Contribuições:** A utilização de novas tecnologias educacionais contribui para a enfermagem com ações inovadoras em saúde com diversos grupos populacionais.


Referências:
1.Maschio, ECF; Martins,OB. As novas tecnologias educacionais como instrumentos constituintes da cultura escolar. Revista Intersaberes. v.8. Edição Especial. Nov. 2013.p. 38-49.