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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7329758


7329758

Redes de Apoio social e famílias de crianças com deficiência

Autores:
Isabelle Regina de Oliveira Ayres Lordano|belleayres@hotmail.com|enfermeira, Residente do Programa de Residência Multiprofissional Em Saúde da Família Pela Ufpr.|residente.|residente do Programa de Residência Multiprofissional Em Saúde da Família Pela Ufp ; Gisele Weissheimer|gisele.weissheimer@gmail.com|enfermeira|mestrado.|doutoranda.|ufpr ; Victoria Beatriz Trevisan Nobrega Martins Ruthes|victoriabeatrizmartins@gmail.com|nutricionista|especialista|mestranda|ufpr ; Camila Dota de Ramos|camiladota2702@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|ensino Médio|graduanda|ufpr ; Victória Iacono Casarin Olivo|victoriaicolivo@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|ensino Médio|graduanda|ufpr ; Verônica de Azevedo Mazza|mazzas@ufpr.br|enfermeira|doutora|professora Adjunta do Ppgenf –ufpr Líder do Grupo de Estudos Família Saúde E Desenvolvimento.|ufpr

Resumo:
**Introdução: **A falta de contato com a prática nos primeiros períodos da graduação gera desconhecimento, por parte do aluno, em relação a complexidade dos processos de trabalho do Enfermeiro. A interação entre acadêmicos ingressantes e concluintes do curso em campo de estágio oportuniza a vivência de tais processos, no início da formação. **Objetivo: **Descrever a experiência de acadêmicos das séries iniciais da graduação sobre o processo do cuidar a partir da interação vivenciada no campo de estágio com acadêmicos de séries finais. **Metodologia**: Relato de experiência realizada em 2017 e 2018, em campos de estágio obrigatório, com a participação de quatro docentes e 116 discentes, sendo 72 acadêmicos iniciantes e 44 estagiários, todos do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição pública de ensino, do sul do Brasil. **Resultados**: Observou-se, por meio dos relatórios elaborados pelos acadêmicos e das discussões entre docentes e discentes, que a experiência auxiliou no esclarecimento sobre o papel do enfermeiro e suas atribuições nos diferentes âmbitos do processo do cuidar. **Conclusão**: A interação demonstrou a importância do contato dos acadêmicos iniciantes com a prática clínica, a fim de ampliar suas percepções sobre os processos de trabalho do Enfermeiro logo no início da formação, além de provocar a reflexão sobre a escolha profissional e reduzir a ansiedade em relação ao ambiente de prática.


Referências:
Igue EA,Bariani ICB, Milanesi PVB. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF [Internet] 2008 [acesso em 17 jul 2018]; 13(2): 155-164. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusf/v13n2/v13n2a03.pdf Prado ML, Beatriz Velho M, Espíndola DS, Hilda Sobrinho S, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery. [Internet] 2012 [acesso em 18 jul 2018];16(1) . Disponível em:http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000100023. Vila KM, Teva RHS, David HMSL, Rocha RG, Teixeira E, Marta CB. Projeto político-pedagógico e formação crítico-reflexiva: elementos facilitadores e dificultadores. Revenferm UERJ. [Internet] 2016 [acesso em 18 jul 2018];24(5) Disponível em: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.21111.