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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7319986


7319986

Capacitação em hemodiálise para técnicos de enfermagem: Um relato de experiência, buscando a segurança do paciente e qualidade da assistência

Autores:
Caroline Colli|carolcolli@hotmail.com|enfermagem|enfermeira Especialista Em Nefrologia|enfermeira|instituto do Rim ; Gisele Szalow de Lima|gisele.szalow@gmail.com|enfermagem|enfermeira|pesquisadora|ufpr ; Mireille Janczyk Hereibi|mireille.jh@gmail.com|enfermagem|acadêmica de Enfermagem|pesquisadora|ufpr

Resumo:
Introdução: Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) exercem um papel essencial no processo de trabalho da Estratégia de Saúde da Família (ESF), por serem os profissionais que mantém o elo mais próximo com a comunidade. Nesse contexto, as práticas de educação permanente voltadas aos ACS tornam-se de suma importância, pois estas tem como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho¹. Objetivo: Relatar a experiência de residentes em uma prática de educação permanente sobre Tuberculose para os ACS de uma ESF em Belém-PA. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do Centro Universitário do Estado do Pará. Realizou-se um diagnóstico situacional e identificou-se as necessidades enfrentadas pelos ACS, com base nisso propôs-se uma capacitação sobre Tuberculose, pois muitos apresentavam dificuldades quanto as orientações sobre a doença. A atividade foi desenvolvida no mês de Junho nas dependências da ESF. Resultados: Participaram da capacitação 36 ACS das 4 Equipes, sendo abordado pelos profissionais residentes sobre a doença, seus sintomas, diagnóstico e orientações quanto o tratamento e prevenção. Para avaliar o conhecimento repassado aplicou-se a dinâmica sobre mitos e verdades da Tuberculose. A atividade desenvolvida obteve êxito e os ACS foram bastante participativos, compartilhando suas experiências cotidianas e possibilitando uma reflexão crítica sobre o contexto de suas áreas de abrangência. Sendo assim, as dúvidas foram sanadas. Conclusões: Ressalta-se a importância destas práticas de educação permanente, entretanto deve haver a corresponsabilização de todos os profissionais da equipe nesse processo de formação e qualificação dos ACS no âmbito da ESF. Contribuições para Enfermagem: A Educação Permanente qualifica o trabalho dos ACS e possibilita a qualidade dos serviços prestados a comunidade.


Referências:
1.Ministério da Saúde (Brasil), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. 64p.