Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7313826


7313826

PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E BEM ESTAR DE TRABALHADORES DA SAÚDE: PROTOCOLO DE REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores:
João Paulo Belini Jacques|joaopbjacques@gmail.com|enfermeiro|especialista|mestrando|universidade Estadual de Londrina ; Evelin Daiane Gabriel Pinhatti|evelin.gabriel@sercomtel.com.br|enfermeiro|mestre|doutoranda|universidade Estadual de Londrina ; Patricia Aroni|aronipatricia@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente Departamento de Enfermagem|universidade Estadual de Londrina

Resumo:
**Introdução: **tecnologias educativas são instrumentos facilitadores do processo ensino-aprendizagem utilizados como meio de adquirir novos conhecimentos, propiciando ao indivíduo a participação em um momento de troca de experiência e aprimoramento de habilidades.1 **Objetivo:** desenvolver um aplicativo de jogos educativos sobre amamentação para estudantes da área da saúde. **Método: **estudo metodológico baseado no método do design centrado no usuário. Devido a especificidade de conhecimento tecnológico exigido foi realizada uma parceria entre a equipe do Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais e o Laboratório de Tecnologias de Enfermagem - CuidarTech, ambos da Universidade Federal do Espírito Santo. O conteúdo educacional foi baseado nos manuais do Ministério da Saúde e na Teoria Interativa da Amamentação. **Resultados: **o aplicativo possui diversos jogos educativos, como forca, caça-palavra, quiz, sete erros, falso ou verdadeiro, contendo material educativo de apoio, que abrange os onze fatores que influenciam no processo de amamentação de acordo com a teoria adotada. Ao jogar e acertar as perguntas o estudante avança nos níveis de dificuldade e quando erra, o jogo oferece dicas e materiais de apoio para contribuir no aprendizado. **Conclusão: **o aplicativo foi construído buscando proporcionar aos estudantes da área da saúde uma ferramenta educacional interativa que facilite o aprendizado sobre a temática da amamentação.


Referências:
Barros EJL, Santos SSC, Gomes GC, Erdmann AL. Educational geronto-technology for ostomized seniors from a complexity perspective. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(2):95-101