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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7313768


7313768

PERSPECTIVAS DO CUIDAR À PUÉRPERA E AO RECÉM-NASCIDO NO CONTEXTO HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Andiara Luiz Ramos Soares|andiaralramossoares@hotmail.com|estudante de Graduação|acadêmico de Enfermagem|estudante|universidade Regional Integrada do Alto Uruguai E das Missões- Uri Campus Santiago ; Télvio de Almeida Franco|telviodealmeida@hotmail.com|enfermeiro|enfermeiro|técnico Responsável Pelo Centro de Práticas E Estágios Profissionais (cepp)- Uri|universidade Regional Integrada do Alto Uruguai E das Missões- Uri Campus Santiago ; Letícia Martins Machado|lehmachado@yahoo.com.br|docente da Graduação|docente|professora|universidade Regional Integrada do Alto Uruguai E das Missões- Uri Campus Santiago ; Sandra Ost Rodrigues|sandrinhaost@yahoo.com.br|docente da Graduação|docente|professora|universidade Regional Integrada do Alto Uruguai E das Missões- Uri Campus Santiago

Resumo:
**Introdução: **O Sistema Único de Saúde através do Programa Nacional de Imunizações, fornece a administração de doses e reforços de imunizações, para crianças e adolescentes entre 0 a 14 anos. Vale ressaltar que, com relação à via de administração, 23 são vacinas injetáveis, de forma que, ao realizar uma visita à unidade de saúde a criança pode ser exposta a até 03 injeções1. Verifica-se que, tal evento estressor, bem como o medo da dor associada ao medo de agulhas e perfurocortantes, destacam-se como razões para o não cumprimento da finalização do esquema vacinal infantil2-4.** Objetivos: **Construir um folder educativo destinado a pais e/ou responsáveis. Avaliar o conteúdo e aparência do material junto aos profissionais de saúde. Validar conteúdo de um material educativo sobre dor na vacinação em crianças a partir da percepção do profissional. **Método:** Estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa, para construção do material educativo “Vacinar: com amor e menos dor”. Após critérios de inclusão houve participação de 31 profissionais, sendo, 22 técnicos de enfermagem e 09 enfermeiros. Executaram-se as entrevistas por meio do instrumento de coleta de dados, em seguida sendo feita a realização da análise de dados. **Resultado: **Identificou-se a aprovação do material educativo por 29 (93,54%) dos profissionais e 02 (6,45%) não recomendaram, pois, ressaltaram que há atendimento de pessoas não alfabetizadas ou com dificuldade de leitura, assim, o folder pode não ser eficaz para essa população em questão. Foi indicado algumas reformulações e encontrado déficit de conhecimento por parte dos profissionais frente a temática. **Conclusão: **A construção do folder direcionada para as necessidades do público-alvo facilita a transmissão de informação entre os profissionais e os usuários. **Contribuição para enfermagem:** Uma vez que, esse instrumento auxilia na educação em saúde apoia a fidelização dos responsáveis para completar o esquema vacinal das crianças.


Referências:
1. Brasil. Ministério da Saúde.Programa Nacional de Imunizações. Calendário Nacional de Imunizações 2018. Brasília: Ministério da Saúde; 2018. Acessado em 2018 Out 27. Available from: < http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/julho/11/Calendario-de-Vacinacao-2018.pdf> 2. Kurosky SK, Davis KL., Krishnarajah G .Effect of combination vaccines on completion and compliance of childhood vaccinations in the United States, Human Vaccines e Immunotherapeutics, 2017. [acesso em 2018 Fev 12 ]; Vol.13 p.1-10. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/21645515.2017.1362515?needAccess=true 3. WrightS. Yelland M, Heathcote K, Ng SK, Wright G. Fear of needles: nature and prevalence in general practice. Australian family physician, v. 38, n. 3, p. 172, 2009. 4. Taddio A, Shah V, Leung E, Wang J, Parikh C, Hetherington R et al. Knowledge translation of the HELPinKIDS clinical practice guideline for managing childhood vaccination pain: usability and knowledge uptake of educational materials directed to new parents. BMC pediatrics, v. 13, n. 1, p. 23, 2013