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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7311390


7311390

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO E HANSENÍASE

Autores:
Danielle Cristine Moura dos Santos|danielle.moura@upe.br|enfermeira|doutora|professora|upe ; Raphaela Delmondes do Nascimento|raphaela.delmondes@upe.br|enfermeira|mestre|professora|upe ; Marize Conceição Ventin Lima|marizeventin@hotmail.com|enfermeira|mestranda|pós-graduanda|upe ; Marielle de Lima Belmonte|mariellebelmonte7@gmail.com|estudante|graduanda|graduanda|upe ; Niedja Madelon Nascimento da Silva|n.madelon@hotmail.com|estudante|graduanda|graduanda|upe ; Maria Geórgia Torres Alves|geehtorres@gmail.com|estudante|graduanda|graduanda|upe

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A educação em saúde é um mecanismo utilizado por profissionais da área da saúde para acolher demandas individuais e coletivas de uma determinada população. Alguns sentimentos, tais como, medos, angustias e ansiedades são comuns no período da gestação, o que torna essencial para a mulher a oportunidade de participar de rodas de conversas a fim de trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. **OBJETIVO: **Empoderar por meio dos grupos de educação em saúde a puérpera a fim de criar autonomia, relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem ao promover rodas de conversa com gestantes em um Centro de Saúde de Belo Horizonte. **MÉTODOS: **Estudo descritivo, do tipo relato de experiência de um projeto de Educação em saúde. Foram realizadas rodas de conversa conduzidas pela docente e as discentes, abordando temas causadores de dúvidas, bem como os assuntos que surgiam devido a demanda das gestantes.  **RESULTADOS: **Observou-se grande questionamento das puérperas a respeito dos cuidados com alimentação, como insegurança a respeito da nutrição do recém-nascido restrita ao leite materno. Ademais, abordaram-se temáticas sobre o recém-nascido, além da utilização e a diversidade de métodos contraceptivos, em sua maioria desconhecidos pelas gestantes, que podem ser utilizados e são disponibilizados pelo SUS. A partir da explicativa percebeu-se maior confiança e conhecimento das gestantes a respeito dos assuntos tratados. **CONCLUSÃO: **A utilização de rodas de conversa permite uma horizontalidade entre o profissional de saúde e o frequentador, fazendo com que quebre as barreiras de hierarquização e comunicação, por ser uma experiencia que permite a todos os participantes a possibilidade de partilhar o seu conhecimento. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **A educação em saúde proporciona ao acadêmico uma experiência que irá auxilia-lo no seu desenvolvimento profissional enquanto promotor e educador em saúde, o que permite alcançar os mais diversos públicos, independente do contexto sócio-político-cultural.


Referências:
• ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Disponível em:. Acesso em 22 set 2018. • PENNA, Cláudia Maria; SANTOS, Regiane V. A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido. 18. 4. Florianópolis, Redalyc, 2009. • ROSA, Rebeca Dos Santos Duarte; MARCIANO, Elaine Cristina Velozo; ROCHA, Fernanda Érica Santos. A EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NA ÓTICA DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM. Revista Mineira de Enfermagem, Belo horizonte, v. 112, n. 2, p. 181-187, abr./jun. 2007.