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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7293838


7293838

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA EM IDOSOS COMO ESTRATÉGIA DE RASTREIO PARA COMPROMETIMENTO COGNITIVO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA

Autores:
Ana Carolina Brunatto Falchetti Campos|ana.falchetti@hotmail.com|enfermeiro|doutorado Em Ciências da Saúde|pesquisador Colaborador do Grupo de Pesquisa Em Doenças Neurodegenerativas da Universidade do Extremo Sul Catarinense|universidade do Extremo Sul Ca ; Iara Gonçalves Teixeira|iara_grb@hotmail.com|estudante de Psicologia|graduanda|aluno de Iniciação Científica|universidade do Extremo Sul Catarinense. ; Nayara de Souza Moraes|nayarads.m@hotmail.com|estudante de Fisioterapia|graduanda|aluno de Iniciação Científica|universidade do Extremo Sul Catarinense. ; Karina Cardoso Gulbis|karina@unesc.net|enfermeiro|doutorado Em Ciências da Saúde|professora Titular do Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense.|universidade do Extremo Sul Catarinense. ; Luciane Bisognin Ceretta|luk@unesc.net|enfermeira|doutorado Em Ciências da Saúde|reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação Em Saúde Coletiva - Mestrado Profissional da Unesc.|universidade do Extremo Sul

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** O ingresso no ensino superior representa uma fase de mudanças no convívio social e nas atividades cotidianas, o que junto com outros fatores, pode contribuir para o desenvolvimento do comportamento suicida. **OBEJTIVOS:** Avaliar a ideação suicida em discentes da área da saúde de uma instituição pública de ensino e a sua relação com a desesperança. **MÉTODO:** Trata-se de um estudo transversal, realizado no ano de 2017, em um centro de ciências da saúde de uma instituição pública de ensino superior do estado do Piauí, com uma amostra de 142 estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia. Para a coleta de dados foram utilizadas as escalas de desesperança de Beck (BHS) e de ideação suicida de Beck (BSI), com posterior análise no software Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 20.0. **RESULTADOS:** Quanto à ideação suicida, 22% dos estudantes apresentam pontuação no BSI, com média de 4,08 (Desvio padrão 8,10). Ao se caracterizar o nível de desesperança, 22% dos estudantes apresentaram desesperança leve, 8% desesperança moderada e 17% desesperança severa, com média no BSH de 6,42 (Desvio padrão 6,26). Houve correlação positiva entre os escores BSI e BHS (r= 0,685, p= 0,000), além de diferenças significativas na comparação de médias dos escores em ambas as escalas por curso, observando-se médias mais elevadas no curso de Psicologia. **CONCLUSÕES**: O estudo aponta altos índices de ideação suicida e desesperança nos universitários, o que indica a necessidade do desenvolvimento de estratégias de promoção e de prevenção ao suicídio no meio acadêmico. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** O estudo mostra a importância de se trabalhar com alunos da Enfermagem propondo disciplinas e/ou seminários para discussão do tema, bem como traz um alerta para formação de comissão para detectar, atender, encaminhar a outros setores específicos, e acompanhar alunos que apresentam comportamento suicida.


Referências:
BOTTI, N.; et al. Depressão, uso de drogas, ideação e tentativa de suicídio entre estudantes de enfermagem. Rev Enferm UFPE, Recife, v.10, n.7, p.2611-2616, jul. 2016. PEREIRA, A.; CARDOSO, F. Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 25, n. 62, p. 299-306, Dec. 2015