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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7236708


7236708

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM PÉ DIABÉTICO – RELATO DE EXPERIENCIA.

Autores:
Macele de Lima Carrera da Silva|edersilva87@hotmail.com|estudante de Curso Técnico de Enfermagem|estudante|estudante|itep - Intituto Técnico E Profissional do Pará ; Marlúcia Maciel Rodrigues||estudante de Curso Técnico de Enfermagem|estudante|estudante|itep - Intituto Técnico E Profissional do Pará ; Jaqueline Vieira Magalhães Dias||estudante de Bacharelado Em Enfermagem|estudante|estudante|faculdade Pan Amazônica - Fapan ; Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar||enfermeira|mestre Em Enfermagem|docente|universidade Federal do Pará - Ufpa ; Elisa da Silva Feitosa||enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|faculdade Pan Amazônica - Fapan

Resumo:
**Introdução**: A ferramenta de territorialização tem sido utilizada nas aulas práticas no curso de graduação em Enfermagem da UFPR há vários anos como estratégia para que estudantes identifiquem as características demográficas, econômicas, sociais, ambientais e epidemiológicas e as correlacionem com a determinação social do processo saúde-doença. **Objetivo**: o objetivo do uso da territorialização é ser uma ferramenta promotora práxis no processo ensino-aprendizagem. **Método:** Discentes produziram um questionário estruturado para buscar informações relacionadas ao modo de vida da população da área estudada, tais como: infraestrutura, condições socioeconômicas, idade, sexo, alimentação, acesso à informação e aos equipamentos de saúde. Por quatro dias coletaram dados dos moradores que aceitaram participar da atividade. Após a coleta foram organizados grupos responsáveis pela tabulação dos dados, pelo mapeamento e descrição da microárea e pelo relatório final. O mapeamento foi apresentado em forma de maquete em que se pode observar moradias, condições estruturais do ambiente. Ao final do processo os resultados foram analisados e organizados em um relatório final que foi apresentado aos trabalhadores de Enfermagem da Unidade de Saúde em questão, com o intuito de fundamentar o desenvolvimento de futuras intervenções em saúde para a população estudada. **Resultados**: Para os estudantes o processo de territorialização produziu dados sobre o perfil epidemiológico da área estudada e estimulou o trabalho em equipe. Para a equipe da Unidade de Saúde a atividade gerou um relatório com informações atualizadas sobre a microárea trabalhada. **Conclusão**: O uso da territorialização tem sido uma ferramenta que promove a práxis no processo ensino-aprendizagem, aproxima os discentes do trabalho da equipe e colabora com a atualização dos profissionais.


Referências:
Egry Emiko Yoshikawa, Fonseca Rosa Maria Godoy Serpa da, Oliveira Maria Amélia de Campos, Bertolozzi Maria Rita. Enfermagem em Saúde Coletiva: reinterpretação da realidade objetiva por meio da ação praxiológica. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 [citado 2018 Set 30] ; 71( Suppl 1 ): 710-715. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000700710&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0677. Egry, EY. Saúde coletiva: construindo um novo método em enfermagem. São Paulo: Ícone; 1996. Chaves MMN, Perna PO, Piosiadlo LC, Mafra MRP, Alessi SM. Territorialização em Atenção Primária/Estratégia de saúde da Família. In: Kalinowski CE; Figueiredo KC; Rosa Fonseca RMGS. organizadores. Programa de Atualização em Enfermagem PROENF - atenção primária e saúde da família. Porto Alegre: Secad - Artmed Panamericana; 2014. v. 1. p. 9-42.