Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7229183


7229183

A espiritualidade em minorias sexuais e de gênero: uma revisão integrativa

Autores:
Elen Aparecida dos Santos|elen_sts@hotmail.com|enfermeira|pós-graduando Em Enfermagem – Curso Mestrado Profissional do Departamento de Enfermagem da Fmb – Unesp|enfermeira|faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **O pré-natal trata-se de um conjunto de medidas que são essenciais para promover a saúde da gestante e do feto, identificando riscos e possíveis complicações. Sua ausência e ou deficiência está diretamente relacionada a maiores coeficientes de mortalidade materna. A qualidade do pré-natal é fundamental para a redução da morte materna.1,2 **OBJETIVO:** Identificar na literatura informações sobre a prevenção da mortalidade materna através do pré-natal. **METODOLOGIA: **Trata-se de uma revisão da literatura cientifica. A amostra foi composta por artigos, publicados entre os anos de 2011 a 2016, disponíveis no Google Acadêmico, acessados por meio dos descritores: mortalidade materna, pré-natal. **RESULTADOS**: Identificou-se que o pré-natal é o momento adequado para a preparação ao parto e detecção de possíveis complicações durante a gravidez.3 O aumento do número de consultas no pré-natal qualificado   estão intimamente relacionados com a redução da mortalidade materna.2,3 **CONCLUSÃO: **A mortalidade materna ainda é um grande problema de saúde pública. A superação de tal desafio envolve a identificação precoce dos riscos e a intervenção em tempo oportuno. Investir na qualidade da assistência pré-natal, constitui medida relevante para a diminuição da razão de mortalidade materna e consequentemente para concretização das politicas. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **O pré-natal é o momento mais oportuno para a detecção de possíveis complicações e o enfermeiro por meio da consulta de Enfermagem está qualificado para atender a tais necessidades, assumindo o papel de protagonista nesse processo de cuidar e na efetivação das políticas.


Referências:
1.Erika, S.C.M., Perfil epidemiológico da mortalidade materna na iv regional de saúde de Pernambuco. 2016. 2.Carvalho, M.L. et al. Prevenção da mortalidade materna no pré-natal. Revista Interd. 2015;8(2):178-184. 3.Viana, R.C. et al. Mortalidade Materna - uma abordagem atualizada. Com. Ciências Saúde. 2011;1:141-152.