Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7217038


7217038

A Educação Permanente como prática transformadora para a Assistência de Enfermagem.

Autores:
Pablo Cordeiro da Silva|pablo.cordeiro@hc.ufpr.br|enfermeiro|mestre Em Ciências da Saúde|enfermeiro de Educação|hospital de Clínicas da Ufpr

Resumo:
No âmbito do fortalecimento das Políticas de Saúde e das Redes de Atenção a Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará lançou o Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – QualificaAPSUS.  O projeto objetiva reestruturar o modelo de atenção primária à saúde, através da reorganização dos processos de trabalho, possibilitando um impacto na melhoria dos indicadores de saúde. Assim, busca garantir, sobretudo, a longitudinalidade e a integralidade do cuidado em saúde. O objetivo do relato é compartilhar com os profissionais de saúde a experiência vivenciada pela equipe da Estratégia Saúde da Família no processo de implantação do QualificaAPSUS. O projeto foi desenvolvido no Posto de Saúde Francisco Izeu Cavalcante (unidade laboratório), localizado no bairro Dourado em Horizonte/CE. A equipe participou de seis oficinas organizadas pela 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, e iniciou o processo a partir de novembro de 2017 com a territorialização e reuniões para alinhamento conceitual. A implementação dos macroprocessos e microprocessos ocorreu em janeiro de 2018 com mudanças significativas no processo de trabalho. Iniciou-se o processo de marcação de consulta por meio da agenda aberta; priorização do atendimento aos usuários mais necessitados (acolhimento com classificação de risco); atendimento aos eventos agudos sem “filas na madrugada”; priorização da coleta citopatológica às mulheres com três anos ou mais da data do último exame e com resultados alterados, bem como um aumento no número de tratamentos odontológicos concluídos. Além disso, iniciou-se a estratificação de risco para grupos prioritários, utilização de fluxogramas, diretriz clinica e linhas guia. Percebeu-se melhorias quanto à ampliação do acesso do usuário à unidade básica de saúde, o que também gerou um aumento na demanda e sobrecarga de trabalho para a equipe; integração e motivação da equipe; reconstrução de saberes essenciais na atenção primária na busca de ressignificar a prática profissional.


Referências:
Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA/CE). Projeto Qualifica AP SUS Ceará. Apostilas: Oficina 1 - Atenção Primária à Saúde, Fundamentos, Gestão e Avaliação da Qualidade; Oficina 2- Processos básicos na APS, territorialização, cadastramento e diagnóstico local; Oficina 3 - Condições crônicas na APS – identificação, estratificação de risco, programação local e agenda programada; Oficina 4 - Eventos agudos na APS – classificação de risco, atendimento e agenda; Oficina 5 - Ações de prevenção e gerenciamento dos microprocessos da APS. Ceará; 2017.