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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7210845


7210845

A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EM SAÚDE PARA O TRABALHO NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores:
Gisela Cardoso Ziliotto|gisacardosorj@yahoo.com.br|enfermeira|doutora Em Ciências|professora de Ensino Superior|universidade São Judas Tadeu ; Valnice de Oliveira Nogueira|vallnog@yahoo.com.br|enfermeira|doutora Em Ciências|coordenadora da Residência Multiprofissional de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo|secretaria Municipal da Saúde de São Paulo ; Christiane Mery Costa||fonoaudióloga|especialista|fonoaudióloga do Centro de Desenvolvimento, Ensino E Pesquisa Em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo|secretaria Municipal da Saúde de São Paulo ; Claudia Regina Graziano de Moraes E Abreu||psicóloga|especialista|psicóloga do Centro de Desenvolvimento, Ensino E Pesquisa Em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo|secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

Resumo:
**Introdução: **A Atenção Primária à Saúde é caracterizada por um conjunto de ações de âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. Em 2014, no estado do Paraná iniciou-se um processo denominado Tutoria, o qual gerencia processos para a melhoria da assistência prestada, conferindo às unidades de saúde quatro selos hierárquicos: bronze, prata, ouro e diamante(1). Assim, torna-se importante verificar o papel específico da enfermagem nesse processo de qualificação. **Objetivo**: Identificar os indicadores de qualidade do Selo Bronze relacionados a assistência de enfermagem na Atenção Primária à Saúde.** Métodos:** Trata-se de uma análise documental realizada no instrumento de avaliação da Atenção Primária à Saúde do Selo Bronze. Procedeu-se à leitura do material em quatro momentos: exploratória, seletiva, analítica e interpretativa(2). **Resultados:** Dos 105 indicadores do selo bronze, 48 são relativos à assistência de enfermagem, que estão distribuídos em seis atributos: nove na “gestão da unidade”, relacionados às questões estruturais e de materiais, seis no “primeiro contato” ao cidadão, 23 indicadores na “longitudinalidade”, relativos ao acompanhamento dos grupos de risco; cinco na “integralidade”, visando o atendimento em rede; dois na “coordenação”, referentes ao preenchimento de notificações; e dois na “centralização na família”. **Conclusão: **A avaliação dos indicadores revelou a importância da assistência de enfermagem nos processos de qualificação da Atenção Primária à Saúde.


Referências:
1. Paraná. Secretaria de Estado da Saúde. Tutoria na atenção primária à saúde. Manual operativo selo bronze. Curitiba: Secretaria de Estado da Saúde; 2018. 2. Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas; 2017.