Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7202592


7202592

Interdição Judicial em Comunidade Terapêutica: um relato de experiência

Autores:
Débora Maria Mendonça da Cunha|debora.cunha@sesa.pr.gov.br|enfermeira|pós-graduanda Em Enfermagem Em Pediatria E Cuidados Neonatais|promotor Profissional de Saúde|universidade Federal de Sergipe

Resumo:
**Introdução**: O aumento da expectativa de vida, trouxe uma melhoria na qualidade de vida dos idosos, o que juntamente com as descobertas científicas contribuíram para aumentar a atividade sexual, associado à resistência para usar o preservativo, tornaram os indivíduos nessa faixa etária mais vulneráveis ao HIV/ Aids. A ascensão das taxas de infecção pelo HIV entre gerações mais idosas podem ser um sinal de uma lacuna nos esforços de prevenção para esta faixa etária. **Objetivos:** Traçar o perfil dos idosos infectados pelo HIV, analisar o significado do ser idoso infectado pelo HIV e identificar as mudanças ocorridas na vida do idoso após a infectividade por esse vírus. **Metodologia**: Estudo qualitativo cujos os dados foram coletados através da entrevista semi-estruturada com 08 idosos de uma casa de apoio em Salvador/Ba. As entrevistas foram analisadas através da análise de conteúdo. **Resultados:** Os idosos tiveram idade em torno 61 anos, sendo 62,5% do sexo masculino, cerca de 62,5% aposentados e 37,5% no trabalho informal, sendo que 62,5% possuía ensino fundamental completo. Quanto à religiosidade 50% eram católicos, 25% protestante e 25% adeptos do candomblé. Duas categorias foram construídas: os sentimentos no diagnóstico de soropositividade e o significado se ser portador do HIV. Os idosos ao serem diagnosticados soropositivo apresentaram sentimentos de surpresa, resiliência e aceitação, porém com tristeza acrescido de culpa, pois teriam de enfrentar preconceitos com reflexos na vida familiar e social. **Considerações finais**: Esses achados podem direcionar as políticas públicas direcionadas ao atendimento ao idoso nos serviços públicos de saúde, visando a qualidade de vida do idoso soropositivo. **Implicações para enfermagem:** O estudo pode contribui para um melhor entendimento de fatores de riscos relacionados com a qualidade de vida e a vulnerabilidade dos pacientes idosos ao HIV/Aids, desmistificando a imagem do idoso assexuado na visão da equipe de enfermagem.


Referências:
1. Andrade HAS, Silva SK, Santos MIPO. Aids em idosos: vivências dos doentes. Esc Anna Nery (impr.) 2010; 14 (4): 712-719. 2. Veras R. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações. Rev Saúde Pública. 2009; 43 (3): 548-54. 3. Vono EZ. Enfermagem Gerontológica: atenção à pessoa idosa. 2ª edição. São Paulo: Senac; 2011. p. 19-24.