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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7198397


7198397

Educação continuada à profissionais de enfermagem: vídeo aula como ferramenta didática

Autores:
Juliana Rodrigues Hamm|junurse2005@yahoo.com.br|enfermeira|doutorado|professora Universitária|universidade Estadual do Centro Oeste/unicentro ; Karla B. Tomen|ka.tomen@hotmail.com|estudante|graduação|acadêmica|universidade Estadual do Centro Oeste/unicentro ; Maressa V. dos Santos|marevalens@gmail.com|estudante|graduação|acadêmica|universidade Estadual do Centro Oeste/unicentro ; Gidalmo Ribeiro|gidalmo85@gmail.com|estudante|graduação|acadêmica|universidade Estadual do Centro Oeste/unicentro ; Ana L. Cedorak|anacedorak@hotmail.com|estudante|graduação|acadêmica|universidade Estadual do Centro Oeste/unicentro ; Morgana Sczindrowski|msczindrowski@gmail.com|estudante|graduação|acadêmica|universidade Estadual do Centro Oeste/unicentro

Resumo:
**ABORDANDO OS LIMITES DO CORPO COM CRIANÇAS DURANTE O PROJETO RONDON: RELATO DE EXPERIÊNCIA** Wendell Henrique Cândido Bueno1, Fernanda Prado Marinho2, Milena Passarelli Cortez3, Verônica Lopes Gervásio4, Camila Dálcol5 (Orientadora) e-mail: [camiladalcol@uenp.edu.br](mailto:camiladalcol@uenp.edu.br) **Introdução: **O Projeto Rondon desenvolve ações sociais para comunidades carentes, levando acadêmicos de diversas áreas do conhecimento para ministrar oficinas e capacitar a população1. **Objetivo: **Relatar a experiência da oficina limites do corpo realizada no âmbito escolar durante o Projeto Rondon 2018. **Método: **Trata-se de um relato de experiência vivenciado por um acadêmico de Enfermagem participante do Projeto Rondon 2018, que participou da execução da oficina limites do corpo, realizada com alunos do ensino fundamental I de uma escola municipal do estado do Paraná. **Resultados: **A oficina ocorreu em três momentos: No primeiro momento, foi solicitado que um voluntário se deitasse sobre uma cartolina e os demais fizessem o contorno do corpo do mesmo com canetões; Na segunda etapa, foram disponibilizadas tintas guaches nas cores vermelhas, amarelas e verdes para serem utilizadas na cartolina com o contorno corporal, sendo que a cor vermelha representava as áreas do corpo que outros não poderiam tocar, a amarela áreas do corpo que podem ser tocadas por outros somente se autorizadas e, a verde áreas do corpo que podem ser tocadas livremente; No terceiro momento, foi exibido um vídeo lúdico sobre abuso sexual com posterior debate sobre o assunto. **Conclusão: **A oficina foi importante, visto que na fase escolar e na adolescência, a vergonha e a sensação de desproteção, somadas à incompletude da formação dos valores morais tornam a denúncia um fato raro. **Considerações para a enfermagem: **Almeja-se que o enfermeiro, dentro de seu papel, seja capaz de atuar para a prevenção do abuso sexual, de diagnosticar o risco e levantar a suspeita precocemente, a fim de garantir a integridade física e emocional da criança ou adolescente sob seus cuidados.** Decs: **Saúde na Escola, Extensão, Interdisciplinaridade. **Referências** BRASIL. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: . Acesso em: 07 set. 2018


Referências:
BRASIL. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: http://www.defesa.gov.br/projetorondon. Acesso em: 07 set. 2018