Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7187224


7187224

O JOGO DA BATATA QUENTE: CONVERSANDO COM ADOLESCENTES SOBRE A NEGOCIAÇÃO DE USO DO PRESERVATIVO

Autores:
Daniela Aparecida Teixeira da Silva|danielateixeira162@gmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante de Graduação Em Enfermagem|bolsista de Iniciação Científica Cesva|centro de Ensino Superior de Valença - Cesva ; Keila Pereira da Silva|keilaps1997@gmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante de Graduação Em Enfermagem|bolsista de Iniciação Científica Cesva|centro de Ensino Superior de Valença - Cesva ; Ana Paula Pavão Ramos|anapaulapavaoramos.18@gmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante de Graduação Em Enfermagem|centro de Ensino Superior de Valença - Cesva ; Milena Franco Santos|milenafrancosantos@gmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante de Graduação Em Enfermagem|bolsista de Extensão Cesva/faa|centro de Ensino Superior de Valença - Cesva ; Marcio Martins da Costa|mmc.marcio.martins@gmail.com|enfermeiro|doutor Em História das Ciências E das Técnicas E Epistemologia Pelo Hcte/ufrj|professor Adjunto Cesva/faa; Diretor da Faculdade de Enfermagem Cesva/faa E Diretor do Núcleo de Ensino À Distânc ; Ana Paula Munhen de Pontes|prof.anapaula.pontes@gmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|doutora Em Enfermagem Pelo Ppgenf/uerj|professora Adjunta Cesva/faa; Coordenadora do Núcleo de Práticas da Faculdade de Enfermagem de Valença E Coordenadora de

Resumo:
**Introdução: **compreende-se o portfólio reflexivo como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem, que oportuniza desenvolver o pensamento crítico-reflexivo do acadêmico, bem como potencializar e enriquecer o seu aprendizado. **Objetivo: **relatar o uso do portfólio reflexivo na disciplina de metodologia do trabalho científico de um curso de gradução em Enfermagem. **Metodologia: **estudo descritivo do tipo relato de experiência da utilização do portfólio reflexivo como parte de avaliação da disciplina de metodologia do trabalho científico, a qual faz parte da grade curricular do primeiro ano do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública de ensino dos Campos Gerais.  **Resultados: **a disciplina compreendeu carga horária de 51horas semestrais, ofertada no 1º semestre de 2018, para 43 alunos. Para elaboração do portfólio individual, orientou-se o registro da trajetória de aprendizado e apontou-se como possíveis estratégias o uso de resenhas, quadros, síntese, diários, entrevistas, textos, artigos, imagens.  Por meio da busca em base de dados, os acadêmicos tiveram a oportunidade de resgatar a teorização sobre as temáticas abordadas. O portfólio deveria apresentar análise reflexiva e comentários das experiências vivenciadas na disciplina, bem como auto avaliação e avaliação do facilitador. **Conclusões: **Considerou-se a utilização do portfólio reflexivo como instrumento de avalição uma experiência positiva e significativa, bem aceita pelos acadêmicos. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem: **A utilização do portfólio reflexivo na graduação de enfermagem contribui para a formação de profissionais críticos-reflexivos, capazes de atuar com um olhar diferenciado sobre a sua prática profissional.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Curso de especialização em processos educacionais na saúde: com ênfase em facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem / Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Fundação Dom Cabral. São Paulo, 2012.