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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7185076


7185076

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTE COM NECRÓLISE EPIDÉRMICA TÓXICA

Autores:
José Augustinho Mendes Santos|augustinhomendes1@gmail.com|enfermeiro|pós Graduando|residente de Enfermagem da Residência Multiprofissional Em Saúde|hospital Santa Cruz ; Fernanda dos Santos Iochims||enfermeira|pós Graduanda|residente de Enfermagem da Residência Multiprofissional Em Saúde|hospital Santa Cruz ; Itagira Manfio Somavilla||enfermeira|pós Graduanda|residente de Enfermagem da Residência Multiprofissional Em Saúde|hospital Santa Cruz ; Catiele Piccin||enfermeira|pós Graduanda|residente de Enfermagem da Residência Multiprofissional Em Saúde|hospital Santa Cruz ; Josiane Saldanha Borba||enfermeira|pós Graduanda|residente de Enfermagem da Residência Multiprofissional Em Saúde|hospital Santa Cruz

Resumo:
**Introdução:** Preconiza-se que o enfermeiro como membro da Equipe de Saúde da Família tenha habilidades e competências técnico-cientificas para conduzir adequadamente o tratamento do DM, exercendo seu papel de educador em saúde. No entanto, percebe-se na literatura, sobretudo latino-americana, lacunas no que concerne à avaliação da formação em educação em diabetes para profissionais atuantes na atenção primária, em especial enfermeiros, uma vez que os estudos estão focados em aspectos fisiopatológicos da doença. **Objetivo: **apreender significados atribuídos por enfermeiros da atenção primária à formação em educação em diabetes. **Metodologia: **estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com vinte enfermeiros da atenção primária; roteiro semiestruturado de entrevista, com depoimentos processados no software IRaMuTeQ e analisados por meio da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados foram subsidiados na Teoria Representacional do Significado. **Resultado: **a formação do enfermeiro na educação em diabetes é insuficiente para atuação holística, embora permita instrumentalizar a comunidade em questões pontuais acerca da doença, utilizando-se das limitadas ferramentas disponíveis, sobretudo palestras. Os enfermeiros se veem num contexto de desafios, improvisações, fragilidades e limitações, determinantes para o significado atribuído à educação em diabetes e para ações subsequentes. **Conclusão: **os significados atribuídos pelos enfermeiros revelaram uma formação incipiente, o que limita a qualidade da assistência prestada e instiga a busca pela qualificação. **Contribuições para Enfermagem:** Melhorar as ferramentas instrumentalizadas o processo de educação, maximizando a qualidade na assistência.


Referências:
1) Melo LP, Campos EA. “The group facilitates everything”: meanings patients with type 2 diabetes mellitus assigned to health education groups. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2014[cited 2017 Nov 08];22(6):980-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ rlae/v22n6/0104-1169-rlae-22-06-00980.pdf; 2) Canever BP. Produção de conhecimento Latino-Americana sobre educação superior em enfermagem. Health Soc Change[Internet]. 2016[cited 2017 Nov 08];6(2):88-96. Available from: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/ view/2708/4473.