Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7183157


7183157

KNOWLEDGE TRANSLATION E O PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM

Autores:
Aline Cecilia Pizzolato|pizzolato.aline@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem|programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil ; Nelly Donszelmann Oelke|nelly.oelke@ubc.ca|enfermeira|phd - Interdisciplinary Studies|associate Professor|university Of British Columbia, School Of Nursing, Okanagan Campus. Kelowna, Canada.

Resumo:
**Introdução** - Os homens têm mais chances de adoecerem por agravos cardiovasculares.  A situação é mais crítica quando se analisa um grupo específico - os caminhoneiros. **Objetivo** - Analisar o risco cardiovascular dos caminhoneiros.  **Método** - Trata-se de pesquisa descritiva e documental retrospectivo. A população deste estudo consistiu em 311 caminhoneiros atendidos nos eventos “Comando de saúde”, realizados em abril e setembro de 2016. A coleta de dados utilizou a “ficha de saúde” como documento de análise. Os dados foram analisados por frequência relativa e absoluta. **Resultado** - Os dados permitiram descrever o perfil social demográfico dos caminhoneiros, as características referentes ao trabalho, à prática de hábitos saudáveis e o risco cardiovascular. **Análise** - Os caminhoneiros atendidos, nesse evento, são adultos com companheiras, estão distantes do domicílio e sem plano de saúde, predomina a escolaridade do ensino fundamental, possuem habilitação para transporte de carga e poucos se envolvem em acidentes, estão expostos a produtos perigosos, realizam uma jornada longa de trabalho, têm pouco acesso a eventos de promoção a saúde na rodovia, fazem uso de bebidas alcoólicas, fumo e são sedentários.  Identificou-se caminhoneiros portadores de doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, bem como sinais de pressão arterial elevada, sobrepeso e obesidade I, circunferência abdominal e cervical aumentada, e gordura corporal alterada. **Conclusão** - Os homens necessitam de cuidados específicos, considerando a singularidade de gênero e seu trabalho, visto que os caminhoneiros pesquisados apresentaram risco de adoecimentos relacionado ao seu modo de levar a vida e ao pouco acesso aos serviços de saúde. Assim, os profissionais de saúde precisam ser assertivos nas ações de prevenção e promoção do bem-estar desses trabalhadores.


Referências:
1.Separavich MA, Canesqui AM. Saúde do homem e masculinidades na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: uma revisão bibliográfica. Saude Soc [Internet]. 2013 [citado 3 abr 2018];22(2):415-28. 2. Galvão NI, Vilela RFJTJ, Orlandi, BMM, Ferraz RF, Costa FAA, Fagundes DJ. Determinação do risco cardiovascular em população de check-up espontâneo através do Escore de Framingham. Rev Bras Cardiol [Internet]. 2013 [citado 9 abr 2018];26(5):356-63. 3. Tobar F, Yalour MR. Como fazer teses em saúde pública: conselhos e idéias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisas. Rio de Janeiro (RJ): Fiocruz; 2001. 4. Marconi MA, Lakatos EV. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7a ed. São Paulo (SP): Atlas; 2013.